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Anatel Reclamações – Fazer reclamação Online


Aprenda como você pode usar o serviço Anatel de reclamação online, que pode facilitar e muito, resolvendo os seus problemas com alguns cliques.

reclamacao anatel 300x150 Anatel Reclamações   Fazer reclamação Online

A agência nacional de telecomunicações desenvolveu um serviço para que você possa reclamar online, com relação a qualquer problema que você possa vir a ter com a empresa que oferece os serviços de telecomunicação. Nós vamos te ensinar e você vai aprender o quanto pode ser fácil resolver algum problema com a sua operadora, basta você saber como se cadastrar, fazer a reclamação e depois acompanhar todo o processo através do site da Anatel.

Primeiramente, para se cadastrar no site da Anatel, procure usar o Firefox, para eventuais problemas e também desative o bloqueador de pop-ups. Logo após, vá até o site da Anatel, clique no banner “Espaço cidadão”. Depois disso, clique na seguinte sequência: Fale Conosco > Atendimento eletrônico > Avançar. Preencha os espaços seguintes com CPF e E-mail válido e depois com alguns dados cadastrais. O resto é auto-explicativo e você só precisa fazer o cadastro para iniciar a reclamação.

Para registrar reclamação contra a operadora, selecione a opção “Reclamação contra prestadora”.  A sua solicitação será automaticamente enviada ao setor correto que irá solucionar o seu problema na Anatel.

Você também pode acompanhar todo o processo de reclamação através de seu cadastro no site da Anatel. Assim você pode obter mais segurança de que o seu problema está em análise e pode ser solucionado. Esse serviço pode ser de grande ajudar, pois a Anatel é uma empresa séria, que coisa de toda a parte de comunicação do país. A Anatel é a responsável por fazer com que os serviços na área de comunicação sejam bem qualificados e garante essa qualidade através de supervisão e avisos, referentes às reclamações que são feitas pelos clientes que estão insatisfeitos com certos serviços.

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Categorias: Dicas

32 Comentários

  1. Cristiane disse:

    Bom dia, meu telefone esta mudo desde o dia 08 deste mês .
    Fiz inúmeros contatos com a Tva, inclusive com a Anatel e não tive meu problema resolvido.
    Quando consegui contato com a Tva, marcaram uma visita do técnico para o dia 21/03 após as 18h porém o técnico esteve no local as 15h, obviamente que não encontrou ninguém em casa, pois foi fora do horário marcado.
    No dia seguinte entrei novamente em contato e depois de muito tempo de espera, fui atendida e novamente agendaram para o mesmo dia, e ninguém compareceu no local.
    É um absurdo, tamanha falta de respeito com o cliente.
    Há um mês aguardo providências, e não tenho um retorno.
    Se a própria Anatel que deveria fiscalizar e cobrar uma atitude das empresas de telefonia e não o faz, a quem devo recorrer?.
    O consumidor esta totalmente jogado as traças!!!
    72938546

  2. rubervan disse:

    bom dia eu estou reclamando de uma radio paz 87.50 que e radio comonitaria não esta conprido conseu dever cobra pra pessoa fazer programa e naverdade ela não pode e cobra programa das pessoa ela e pra esta na chacara do sol mais esta jardin moaris prado tudo eles cobra deveria ser uma radio comonitaria nais não e eu tenho um a migo que trabalha nesta radio como esclavo ele não tem foga tão querendo manda ele sendereito nem um mas si e radio comonitaria como pode manda uma pessoa sendereito esta radio esta lezando aspessoa estou pedindo porfarvor que anatel pase por lar obrigado

  3. Tenho em minh casa uma linha de telefone e a banda larga da GVT = Global Village Telecom em nome de meu neto, por questões familiares, tentei o cancelamento da linha e d banda larga (que aqui está há mais de 01 (HUM) ano e a operadora insiste na cobrança de uma tal

  4. Gostaria que me informassem urgentemente se a GVT = GLOBAL VILLAGE TELECOM pode cobrar “TAXA DE FIDELIZAÇÃO” para contratos de telefonia e band larg sendo que este contrato é vigente há mais de um ano apenas houve uma alteração de tarifas pois com as mesmas caracteristicas do nosso contrato os valors divergiam em mais ou menos 35%, sendo que não houve nova contratação e apenas uma mudança de valores.Tentei o cancelamento da linha (031)25673194 e o operador HENRIQUE – matricula 19019 – protocolo 10062012-0052147 informou que haveria esta absurda cobrança. As demais operadoras que cnheço não praticam tal absurdo. Solicito uma orientação urgente. Grato

  5. ALAIM CRUZ EL-SARLE disse:

    Sou cliente da OI ha mais de seis anos, tenho o plano ligador recarrego 25 e ganho 35 diario. Porem em maio enviaram-me mensagem da OI sobre o plano fale o dia todo por 0,50 centavos, abateu dos meus creditos 15 reais no ato da adesao! porem nao conseguia completar ligacoes: devido grande quantidade de usuarios do plano, e falta de planejamento da OI! permanecendo nesta promocao apenas o mes de maio e vindo a continuar com minha promocao anterior o plano ligador. A OI, deveria oferecer melhor qualidade de servico aos seus clientes.

  6. gostaria de fazer uma reclamação da vivo. e que eu em 04/07/2012. tinha em minha linha 59.00 de credítos, e meus credítos acabaram.em ligações que não fiz, internete, que não usei, e não consigo falar com eles, já fiquei quase uma hora,ouvindo auqela misíca chata. gostaria que voçês me ajudasse por favor conto com voçês. muito obrigado

  7. denize cristina dos santos silva disse:

    peço que retire o meu nome do serasa e do spc

  8. Luciano Barreto Braga disse:

    Possuo uma linha residencial chamada de controle da TELEFONICA-VIVO. A em mesma tem apresentado problemas constantes pois aoperadora contratada tem interrompido com frequência as ligações com bloqueios sem contudo informar motivos. Hoje 19/12/2012 às 16:10 hotras, fiz mais uma reclamação como poderá ser verificado junto a operadora através do protocolo num.20120028369883.

  9. carlos roberto de oliveira disse:

    Bom dia. Fiz uma solicitação de um pacote de internet na operadora oi fui tarado em 50 centavos do meu saldo principal e em seguida fiz um acesso internet em mais ou menos 2 minutos me chegou uma mensagem dizendo que fui tarifado no meu saldo principal em 21.41rs fui mais uma vez lesado pela operadora oi a anatel deveria dar um basta nisso para nos, consumidores que sempre estamos sendo roubados.

  10. carlos roberto de oliveira disse:

    Bom dia. Fiz uma solicitação de um pacote de internet na operadora oi fui tarado em 50 centavos do meu saldo principal e em seguida fiz um acesso internet em mais ou menos 2 minutos me chegou uma mensagem dizendo que fui tarifado no meu saldo principal em 21.41rs fui mais uma vez lesado pela operadora oi a anatel deveria dar um basta nisso para nos, consumidores que sempre estamos sendo roubados.

  11. estamos com problema com a internet banda larga da
    claro. desde que compramos não funciona. de jeito
    nenhum. ja reclamamos e eles diz que ia fazer uns tais de teste e entraria em contato e nada.
    a gente não quer mais e não consegue cancelar
    todos os meses chega a conta não aguento mais
    por favor me ajude. o ultimo protocolo que falamos com eles foi no dia 20/08/ 2012 protocolo 2012266136714
    ja paguei um um monte de contas e não usamos nada
    não quero mais.
    desde ja agradecemos. obrigado
    ednalia

  12. Bom Dia, estou enviando esta reclamação, pois tenho um celular (Dual Chip) Motorola, com um chip da vivo e outro da Tim
    e desde o dia 05/09/2012 o número da Tim parou de funcionar, a principio eu achei que meu telefone estava com defeito, mas depois de fazer alguns testes ligando com o vivo pude verificar que só o chip da vivo que está funcionando, o da Tim simplesmente não funciona mais para eu fazer ligações, eu tento fazer mas sempre que digito o numero que eu quero falar,o telefone desliga sem nenhum motivo e volta ao menu principal sem nenhum aviso, e antes quando eu ainda conseguia ligar o telefone caia a ligação segundos depois de ser atendido, mas para ficar recebendo as mensagens de ofertas da Tim estas chegam para mim sem problemas,
    acontece que eu tenho o celular para usar para o meu trabalho e, isso está acarretando grandes prejuízos porque este telefone está no meu cartão de visita de uso profissional, e por isso meus clientes não conseguem mais falar comigo, alguma coisa tem que ser feita, isto é uma grande falta de responsabilidade por parte da prestadora Tim, vocês da ANATEL, precisam fazer alguma coisa para nos ajudar.Podem me dizer o que está acontecendo com a Tim? pediu falência? concordata? aqui na Cidade de Piedade SP Não existe um telefone com o Chip da Tim que esteja funcionando. Por favor nos ajudem, estamos impotentes diante deste descaso por parte das prestadoras, pois se tentamos ligar no número de atendimento ao cliente não somos atendidos, então só podemos contar com providências vindo da Anatel. Obrigada.

  13. germano gomes e gomes disse:

    To revoltado por que nao conseguir usar meu telefone celular e a internet fui lesado to sendo selado desde sabado operadora oi

  14. germano gomes e gomes disse:

    So vendedor nao posso ficar sem internet sem telefone. móvel

  15. elison leao dos santos disse:

    bom dia
    a minha reclamaçao e a respeito da claro…
    assinei um plano de modem de 1megabite e meio de velocidade mas nunca consigo navegar na velocidade prometida.
    minha franquia ten que ser atualizada todo dia 17 por decisao da claro mas no segundo mes ja atrasou 3dias fiz augumas dezenas de ligaçoes e nunca atendiam sempre ficava tocando uma musica de espera ,finalmente consegui falar com a claro e eles me pedirao 24 horas para atualizar minha franquia ,aguardei e nada aconteceu ,liguei novamente e a atualizaçao foi feita mas so consegui navegar na velocidade prometida 2 dias e nem exedi o limite de downloads.
    No momento estou navegando a 150 kbps que nao e nem 10% de 1megabite…
    pesso que me ajudem obrigado.

  16. TALITA AGUIAR disse:

    Bom dia.

    Bem, após fazer solicitações durante um mês inteiro para ter o serviço de telefonia fixa em minha residencia, fui atendida pela vivo, os atendentes não estão preparados devidamente, e não fazem a minima questão de atender seu pedido.
    Após conseguir a instalação do serviço, fui fazer a solicitação do serviço de speedy, e o mesmo me foi recusado.
    A telefonica não era despreparada assim, e esta vivo realmente esta uma bagunça causando muito desconforto pra quem apenas quer usar dos serviços prestados.
    Eu tenho urgencia da internet em minha residencia devido ao meu trabalho. Espero que pelo menos diante desta reclamação pelo menos uma satisfação ou providencia seja tomada.
    Grata.
    99810-8620 .

  17. luis fernando dos santos rodrigues disse:

    tenho uma internet pre pago da tim e nao funciona ja liguei para a operadora tim e ate hoje nao tive retorno isso ja e de mais fazer isso com os clientes por favor a anatel tem resolver nossos pedidos ja nao da mais para sermos passados para traz com essas operadoras q vem para o brasil so para roubar nosso dinheiro q pagamos e nao temos nada

  18. Pedro do Nascimento Benis disse:

    Sou assinante de TV por assinatura da operadora GVT TV, estou tendo alguns problemas frequentes de falta de sinal, entro em contato com a operadora e mesmo com alguns aborrecimentos o problema é ARREMEDIADO. Hoje, portanto, o mesmo problema voltou a acontecer, entrei em contato com a OPERADORA e deram um prazo de 24 horas para atender, mas logo em seguida surgiu outro problema e entrei em contato com a operadora e PASMEN, FOI RECUSADO O REGISTRO DA RECLAMAÇÃO SOB A ALEGAÇÃO QUE JÁ EXISTIA UMA RECLAMAÇÃO E NÃO PODERIA FAZER OUTRO REGISTRO.

  19. simone flores disse:

    bom dia ,faz um ano que nao tenho internet da antiga telefonica que hoje e a vivo ,umm ano que ligo toda semana pra ter o plano da net,e nao consigo pq os atendentes falam que a vivo implantou um sistema de qualidade pra minha regiao mas ja faz um ano e nada .tenho visinhos que eles ligam e oferecem ,mas pra mim eles ficam enrolando ,so que eles nao falam qual é o problema se é na linha telefonica ou em qualquer outra coisa ,pra mim tentar consertar pra poder ter eu ja cansei de ter que ligar e o pior de tudo é que aqui no embu das artes nao tem outra internet so essa m… da vivo estou revoltada …
    obrigado

  20. daniela disse:

    Estou aqui para reclamar da tim pois estou achando um absurdo o que ela esta fazendo com nós clientes não adianta nada ela colocar a ligação a R$0,25 centavos de tim para tim se a ligação cai direto e temos que ficar retornando com isso gastamos muitooooo mais do que R$0,25 centavos já estou cansada disso hoje de manha as 6:30 tive q fazer uma ligação com urgência para um amigo q trabalha comigo liguei mais de 10 vezes só na 11º que começou a chamar ate então ficava mudo e caia a ligação.
    Esta semana fiz uma recarga de R$18,00 reais pois eu ia ganhar um bônus de R$150 reais para falar de tim para tim a certo seria toda vez q eu ligar para um tim eles descontassem do bônus que ganhei só q não liguei varias vezes para esse amigo pois caiaaa demais a ligação e o sinal estava ótima imagine se não estivesse quando desliguei q fui ver quanto ainda restava de bônus para mim não tinham descontado nada achei estranho então fui ver meu saldo quando vi me espantei pois antes de ligar tinha R$11,00 reais e ligando para um tim q a chamada é R$0,25 centavos de tanta de caia e ligava de novo só me restou R$0,15 centavos achei isso um absurdo estou indignada com a falta de respeito que a tim esta tendo com os seus clientes sou clientes dele desde 2008 e não tinha o que reclamar mas de um tempo para ca só tenho reclamações elogios que é bom não tenho nenhum se quer.

  21. FRANCISCA disse:

    BOM DIA,

    VENHO ATRAVES DESSA MENSAGEM RECLAMAR, QUE ESTAMOS A UM MES SOLICITANDO UM SPEEDY NA VIVO E NAO OBTIVEMOS NENHUM RESULTADO ATE EXATO MOMENTO.
    LIGAMOS PARA VIVO E SO OUVIMOS NAO TENHOS DISPONIBILIDADE NO LOCAL, SENDO QUE O TECNICO VEIO ATE O LOCAL DEIXOU O MOLDER E DISSE QUE VOLTARIA QUANDO TIVE UM CONEXAO. A SEMANAS QUE ESSE POSSIVEL CONEXAO NUNCA PODE SER FEITA.
    ESTAMOS COM A EMPRESA PARADA POR ESTE MOTIVO, TEM MAIS DE 50 FUNCIONARIOS PARADO POR NAO TER SPEEDY NO LOCAL.
    PEDIMOS QUE ELES RESOLVAM ESTE PROBLEMA O MAIS RAPIDO POSSIVEL, POIS A EMPRESA NAO PODE FICAR PARADA TRABALHAMOS COM COM DISTRIUIÇAO DE SORO PARA HOSPITAIS.
    NO GUARDO DE UM RESPOSTA…………

  22. felipe disse:

    A minha internet da claro esta me cobrando o aplicativo widgets do qual eu nao tenho a minima ideia do que seja.
    da primeira vez eu fu ate a claro e a atendente removeu esse aplicativo mas eu tive que pagar,e agora pela segunda esse mesmo aplicativo voltou mas dessa vez eu pesquisei e descobri que esse aplicativo vem da claro e eu nao fui o unico pego neste golpe. agora estou tentando cancelar o contrato mas nao estou conseguindo falar com a claro e a loja onde eu fiz a minha compra sumiu.o que eu faço?

  23. Mario Koiti Kume disse:

    Somos proprietários da linha telefonica (041)3224-5680 e linha da GVT + banda larga.
    Há tres meses iniciaram os problemas com o telefone
    mudo durante vários dias e depois o moden desligando
    inúmeras vezes deixando-nos sem a internet por longo
    tempo. O pior são os atendimentos da GVT com rela-
    ção aos reparos. Hoje por exemplo,data marcada (SEM HORA) onde na maioria das vezes com espera de 8:00 às 17:00 horas totalmente disponíveis e sem solução.
    GRAVÍSSIMO é a falta de respeito ao consumidor !!!!!

  24. lucas disse:

    eu lucas estou reclamando em nome de mais 500 pessoas do interior .A vivo tirou o sinal cdma prometendo colocar o sinal gsm e não colocou o que voces vão fazer?

  25. josé barbosa dos santos disse:

    “3 dias sem sinal da Oi em Cortês!”AFF QUE ESTRESSE PRECISANDO FAZER LIGAÇÃO E ESSA PORCARIA DA OI NÃO FUNCIONA.

  26. Rita de Cassia Almeida disse:

    Bom Jardim de minas
    À
    Anatel
    venho atraves desta, na qualidade de consumidora, formalizar meu descontentamento, com a prestadora de telefonia OI ,face ao meu telefone comercial de nº 32-3292-1999 encontra-se há 4 dias mudo impedindo a comercialização dos produtos, com clientes da localidade e toda a região. No aguardo de um pronunciamento favoravel, para o solicitado subscrevo-me com estima e consideração.
    atenciosamente
    Rita de Cassia Almeida-ME

  27. Boa tarda
    Sou cliente OI a quase 10 anos e a pouco tempo fui a uma loja OI que fica situada no bairro Renascença em Sao luis – MA, saber como faria pra pegar meus pontos OI, então falei com um atendente que disse que eu teria direito a 3 aparelhos e ainda poderia mudar meu plano que era bom por um menhor, ai vem a historinha do conto de fadas, ele me disse que eu teria dereito a colocar em meu plano mais duas linhas moveis um fixo e ainda teria internet ilimitada, se comparando ao que eu pagava em duas linhas se eu aceitasse ficaria menhor pois poderia colocar fora o meu mais três numeros e ainda internet, aceitei e assinamos o contrato juntamente com os três aparelhos que tinha direito, no primeiro mês de conta já veio o erro fora o saldo que paguei da conta pelos dias paguei uma outra conta separada de uma das linhas, mais até ai talvez tudo bem, no segundo mês mais erro, liguei reclamei ai foi me dado um desconto, no terceiro mês o erro foi mais pois vei me cobrando a internet, que no caso teria que ser imbutida no valor da conta total, e sem falar na internet do celular pois teriamos internet dereto e estava vindo combrando também, fora a conta de internet individual veio cobrando outras coisas erradas.
    e todos os meses os erros são constantes e absurdo quando tento procurar ajuda em uma das lojas OI, ninguem me da uma explicação e nem tão pouco soluçao, por favor aguardo uma ajuda sobre esse meu caso pois estou com mais uma fatura em mãos que ainda não paguei pois pra mim estou sendo lesado. Tenho os numeros de protocolo caso precise.

  28. ana clara disse:

    bom quero fazer uma reclamaçao contra a operadora tim. fis uma recarga ontem a tarde dia 29 e hj ja é dia 30 e o valor recarregado ainda nao chegou aqui falei om o proprietario do local onde efetuei a recarga ele ligou na sentral de atendimento da tim e eles falaram que nao se responsabilizam. mais como nao se responsabilizam se o erro foi deles? fis a recarga e simplismente nao caiu os créditos! oque faço agora? preciso urgente mente desses créditos! preciso de ajuda rápido!!!

  29. eliana maria da silveira paiva disse:

    boa noite,
    gostaria por gentileza de uma solução: meu telefone nao faz chamadas há 2 meses para fixo,ou outra operadora,somente de claro para claro.
    ATENCIOSAMENTE,
    ELIANA

  30. NELSON DA SILVA SANTOS disse:

    Bõa tarde!.. gostaria muito de relatar minha ocorrencia, sobre a operadora VIVO!.
    Hoje pela manhã fiz uma recarga de R$18:00, no numero da minha esposa, ela foi efetuada as 11:27hs e até o exata Hora
    17:48 não caio os creditos!.. sendo assim fiquei como um palhaço para falar com a vivo!.. fiquei 10 minutos escutando musiquinhas!.. e não resolverão meu problema!… Vivo é muito bom para cobrar!……..
    Espero retorno!… se não sera encaminhado ao Pequenas causas!…

  31. Pollyanna Barreto disse:

    Contratamos a GVT – banda larga de 15 mega, tv a cabo e telefonia. A banda larga? Já desisti de ligar reclamando, às vezes ficamos mais de 2 h tentando acessar a internet sem resultado, então desistimos. Qdo conseguimos, por exemplo, entrar no Google e clicamos na busca, na maioria das vezes desistimos e o mesmo acontece com o email entramos após MUITA TENTATIVA, DEPOIS DE MAIS DE 1h de extremo estresee qdo tentamos ler ou enviar mensagem dá vontade de morrer. 15 mega negativos…a tv a cabo, se venta mais forte sai do ar, se chuvisca sai do ar e só volta tempos depois da chuva, chuvisco ou vento passarem. Na hora de pagar é moleza, a fatura chega com 15 dias de antecedência no mínimo. O que causa menos ódio é a telefonia e mesmo assim a gente liga e vem a maldita mensagem: a gvt informa, o nº chamado não existe. Cansei, não ligo mais. Mandaram um técnico que disse não haver problemas com o computador. Disseram que mandariam outro, passei o dia aguardando, não sai como teria que ser feito e…nada. Depois, tentaram remarcar a vinda do técnico mas, gora quem não pode sou eu daí falaram que era para eu dizer que quem não quera mais a visita era eu. Tomem vergonha. Só para avisar, vou entrar com ação contra a droga da pior empresa do mundo: vocês. Vou pedir indenização e cancelamento dessa droga sem precisar pagar a tal fidelidade. Vou reclamar no Procon, na Anael e no diabo que os carregue. Lixo, lixo é o que a gvt é.
    Telefone: (31) 2535-1247 – Pollyanna
    Basta olhar o tanto de protocolos e sem contar os que teriam se eu não tivesse desistido de reclamar. Começou o período de chuvas, pagaremos e ficaremos sem a v a cabo? Continuar pagando um absurdo para não ter os serviços contratados? Chega.

  32. ola bom dia estou com um problema com a vivo a dois meses meio tentando cancelar uma linha e esta linha ja esta protocolada para cancelamento temporario ja que eu kleber nao consegui o cancelamento definitivo da linha e faz estes dois meses e meio que nao resolveram nenhum dos dois problema sendo que era para bloquear temporariamente em 24 horas apos o protocolo e nada foi feito e vem conta para pagar estou cansado de ligar pra eles que devo fazer se vcs me ajudar fico muito aliviado por favor entre contato comigo quando quizer preciso de uma soluçao 46832141 obrigado ficarei agardando kleber agradecimento
    05/02/2014