Mundo das Dicas

Cadeia alimentar


Tudo sobre como funciona a cadeia alimentar

cadeia alimentar Cadeia alimentar

O assunto da cadeia alimentar é importante não só para quem trabalha com ciência, mas para todos nós para entendermos como funciona a natureza e que tem muita influência para nós. Mas, vamos entender o que é cadeia alimentar e como ela funciona e que influencia tem para nós.

A cadeia alimentar é um processo que envolve vários seres vivos e a dependência um ao outro para se alimentar. È também uma maneira de mostrar as relações de alimentação entre os organismos e ecossistemas, que envolvem os produtores, consumidores e os decompositores. Este sistema possui uma transferência de em energias e de nutrientes e em que cada ser tem uma função como as citadas acima. Tem os produtores que são os seres clorofilados e que transformam a energia luminosa em energia química, que é o caso dos vegetais; tem os consumidores que são aqueles que se alimentam dos produtores (consumidores primários) e de outros consumidores que são animais que se alimentam de restos orgânicos como é o caso dos urubus, abutres, moscas, hienas, etc.; e tem os decompositores, que reciclam matéria orgânica em matéria inorgânica, como é o caso dos micro-organismos, como fungos e bactérias.

Ao longo desta cadeia alimentar há uma troca de energia e nutrientes sempre dos produtores para os consumidores e a cadeia alimentar se fecha quando esta energia e nutriente consumida pelos decompositores voltam aos produtores (as plantas) e o ciclo recomeça.

A posição de cada organismo é hierárquica nesta cadeia alimentar o que faz cada um ser produtor, consumidor e decompositor e há ainda aqueles animais que tem mais de uma função. O ser humano está nesta cadeia como consumidor.

Mas, há algumas exceções nesta cadeia como os animais herbívoros como as vacas entre outros que são consumidores (comem os produtores), mas também são alimentos de outros animais, no caso do homem. Importante conhecer esta cadeia alimentar e entender mais nossa relação em todo o ecossistema.

Mais Dicas


Compartilhar -


Categorias: Dicas