Mundo das Dicas

Calcanhar de maracujá


Tudo sobre o problema de calcanhar de maracujá

calcanhar-de-maracuja

Já ouviu falar em calcanhar de maracujá? Este, digitando na web você encontra vídeos fortes mostrando um calcanhar aberto e esta é uma doença que na verdade se chama Míiase e é uma infecção causada por larvas de moscas varejeiras que se alojam nas peles e mucosas e que provoca sérias ulcerações. Sendo comum acontecer no calcanhar corroendo o tecido em volta e que fica com um aspecto que se assemelha a um maracujá o que é que é aflitivo de se olhar.

O calcanhar de maracujá é ocasionado por uma larva que numa primeira fase come os tecidos saudáveis e se reproduzem causando uma degradação dos tecidos saudáveis; e numa outra fase, a larva se aloja já em uma pele com ferimento e até mesmo necrosada.

O tratamento desta doença é mesmo a profilaxia prevenindo e erradicando as moscas adultas que possam causar este dano; e o tratamento é sobre a infecção e as larvas são eliminadas por meio de cirurgia e com a limpeza das feridas que devem ser limpas e desinfetadas.

A doença pode ficar grave se mesmo com antibióticos (infecção não retroceder o que pode acontecer) e ter que tomar medidas extremas como amputar os pés. Muitas pessoas não tem uma boa resistência com antibióticos que são bastante fortes para combater as infecções ocasionadas por esta larva.

O tratamento além do convencional com antibióticos há ainda um tratamento alternativo que usa inclusive as larvas para o restabelecimento das feridas. No caso são colocadas larvas brancas nos pés e estas larvas comem o tecido morto ali e depois devem ser retiradas até 48 horas depois. Com a retirada destas larvas o local infectado fica parecido como sementes de maracujá, daí o nome popular da doença e o local ficam prontos para a cicatrização. Mas, não são todos os médicos que realizam este tipo de procedimento. Mas o tratamento deve ser feito o quanto antes.

Mais Dicas


Compartilhar -


Categorias: Dicas