Mundo das Dicas

Cartão SUS 2 Via – Emissão


Como emitir a segunda via do cartão do SUS

cartao sus Cartão SUS 2 Via   Emissão

Desde maio de 2012, o Sistema único de Saúde está inovando e permite ter disponível o cadastro Único de usuários do SUS. A iniciativa é da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde. O Cadastro único de usuários do SUS pode ser acessado no Portal de Cadastros Nacionais do DATASUS que pode ser acessado por profissionais de saúde que operam a base de dados através do Cartão Nacional de Saúde ou Cartão SUS.

Esse sistema do SUS permite aos profissionais de saúde e administradores da área nas unidades básicas de saúde nos municípios e estados brasileiros a consulta, edição, relatórios, cadastro e impressão de documentos, como os cartões do SUS que poderão ser impressos em cada Estado. A ideia do sistema é dar uma fluidez no cadastramento e distribuição do cartão do SUS.

A ideia do sistema é democratizar o registro único no SUS do cidadão brasileiro e dessa forma fortalecer o controle das ações do SUS assim como também das operadoras de saúde (planos de saúde).

O SUS é conhecido apenas pelos problemas com hospitais e atendimento, mas poucas pessoas sabem o que o SUS faz de positivo e entre essas ações positivas estão o cartão do SUS que através do qual o usuário pode ter acesso a ótimas oportunidades no SUS para tratamento de saúde. Para ter esse cartão dá para emiti-lo pela internet através do link http://portal.saude.gov.br/portal/saude/gestor/area.cfm?id_area=944 onde o interessado tem que fazer cadastro, através do qual o usuário fica conhecido como usuário do SUS e seu domicilio. O usuário pode fazer o cadastro pelo link acima como orientações sobre o Cartão do SUS, como funciona e segunda via e outras orientações. Além do cartão do usuário esse sistema o SUS é composto de uma infraestrutura de informação e telecomunicação que transmite as informações dos atendimentos realizados. Mais informações não deixem de acessar o link acima.

Mais Dicas


Compartilhar -


Categorias: Dicas