Mundo das Dicas

Comida Japonesa – Nomes, Como comer


Como Comer e Nomes das Comidas Japonesas

comida japonesa como comer Comida Japonesa   Nomes, Como comer

A culinária japonesa até há pouco tempo atrás era algo que não era tão consumido ou era algo para quem tinha dinheiro. Hoje, com a popularização da culinária japonesa, muitas pessoas podem consumi-la, embora não seja uma culinária tão barata assim.

Mas, se você não tem tanta familiaridade com a comida japonesa, conheça alguns nomes de pratos típicos da cultura japonesa e como se devem comê-los.

Um dos principais pratos da comida japonesa é o sushi que tem como base o arroz cozido que tem um sabor diferenciado, pois ele é temperado com vinagre de arroz, açúcar e sal e que é enrolado junto com peixe, frutos do mar, vegetais ou até frutas; por fora ele é enrolado em uma folha de alga, presente em vários pratos da culinária japonesa. Outro prato bem conhecido é o sashimi, mais famoso como peixe cru e que são comidos mergulhando-os no molho de soja e no wasabi (molho de raiz forte típico da culinária). Lembrando que a culinária típica é servida para ser comida com os hashi (os palitinhos). Entre os peixes usados para fazer o sashimi estão o atum, atum gordo, lula, salmão e até frutos do mar são servidos crus como o polvo, a lula e o camarão. Outra forma de apresentar o sashimi é o chamado nigiri sashimi que é o peixe cru deitado em cima de um bolinho de arroz.

Outros pratos da culinária japonesa estão o hossomaki (sendo que “hosso”, significa fino; e “maki”- enrolado), kapamaki (pepino e gergelim), sakemaki (salmão cru), kanimaki (kani cozido e gergelim) e o famoso temaki (que ficou também bem popular com a criação de várias casas de temakis ou temakerias por ai).

O temaki é um enrolado composto da folha inteira de alga, com arroz e o recheio pode ser o salmão cru ou várias outras opções como o salmão grelhado, a pele do salmão grelhada (skin), kani, Califórnia, entre outros.

A culinária japonesa tem ainda os pratos quentes e as bebidas que valem um capítulo a parte. Importante também saber a etiqueta japonesa de como comer, que é bem interessante e complexa.

Mais Dicas


Compartilhar -


Categorias: Dicas