Mundo das Dicas

Controlar 2014 – Agendamento


Como fazer o agendamento do Controlar do ano de 2014

controlar Controlar 2014   Agendamento

Você vive em São Paulo e sabe bem que é Controlar não é mesmo? O controlar faz parte do Programa de Inspeção e Manutenção de veículos em uso e que foi definido pela Lei municipal n° 12.157 de 1996 e a lei n° 14.717 de 2008 assim como definida pelas resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

Este programa está vigente apenas no município de São Paulo e os veículos emplacados aqui tem que passar pela inspeção do Controlar e tem o objetivo de controlar a poluição do ar e desta forma, melhorar a qualidade de vida dos paulistanos. Ao passar por emissão o fiscal vai medir os níveis de CO, CO2 e HC que seu veículo emite e mede os valores de opacidade e material particulado que tem limites determinados pela Portaria 009/SVMA.

Se você tem veículo e que ainda vai passar por inspeção do controlar, saiba algumas orientações uteis pré-inspeção: primeiramente é necessário fazer o agendamento da inspeção, mas antes paga-se uma taxa do Controlar e no dia previamente agendado, mostre o comprovante pagamento da taxa e uma dica é realizar algum reparo seu carro antes de levar na inspeção; existem alguns itens que podem impedir como se o carro estiver adesivado ou envelopado e não estiver com esta mudança no cadastro, verificar se o veículo não tem vazamento de óleo, água ou qualquer fluido; se o veículo tem outras avarias como problemas no freio, funcionamento do motor irregular, rotação de marcha irregular, falas no sistema de injeção, velas sujas, carburador irregular, motor com desgaste entre outras irregularidades no veículo que precisam ser verificadas antes de levar para a inspeção.

Outras orientações é procurar ir ao horário agendado e levar seu veículo regularmente para manutenção preventiva para evitar ter problemas na inspeção veicular.

Quanto à data do controlar que se deve fazer a inspeção veicular é de acordo com o final da placa. Por exemplo, placa final 1 a data inicial de agendamento é dia 2 de janeiro e para inspeção o início é dia 1 de fevereiro até abril de 2013; placa final 2, prazo de inspeção inicial é dia 1 de março até 31 de maio; placa final 3 inicio em 1° de abril até 30 de junho; placa final 4, 2 de maio até 31 de julho; placas finais 5 e 6, de 1° de junho a 31 de agosto; placa final 7, de 1° de julho a 30 de setembro; placa final8, de 1° de agosto a 31 de outubro; placa final 9, de 2 de setembro a 30 de novembro; e placa final 0, de 1° de outubro a 31 de dezembro. Mais informações acessem http://www.controlar.com.br/ainspecao_calendario.aspx.

Mais Dicas


Compartilhar -


Categorias: Dicas