Curso de Comissário de Bordo – Salário - 2024

Como você pode fazer um curso de comissário de bordo e qual o salário

comissario-de-bordo

Há alguns anos era visto com glamour a profissão de comissário de bordo e até hoje a um pouco desta impressão. Mas, conheça um pouco a vida de um comissário de bordo e como se tornar um.

Uma das características peculiares da profissão é não ter rotina, estar sempre de malas prontas para a próxima viagem e no ter problemas com mudanças de hora (pode estar em lugares com fusos horários bem diferentes) e ter facilidade de se adaptar as diferentes condições em que esteja.

O papel do comissário de bordo é assegurar que a bordo de uma aeronave todas as normas de segurança de voo sejam cumpridas, atender os passageiros e executar os serviços de bordo. Além das características acima é aconselhável a um comissário de bordo ser uma pessoa que goste do contato direto com público, tenha paciência para lidar com pessoas de diversos tipos em seu cotidiano. Além dessas características, o indivíduo para ser comissário de bordo precisa passar por curso de cerca de quatro meses com uma série de matérias e que são divididas em matérias fundamentais para a atividade: emergência, segurança e sobrevivência, regulamentação conhecimentos gerais da aeronave e fisiologia do voo. Além de passar por este curso, o profissional ainda passa por prova que é realizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). É interessante o profissional também investir, além do curso básico, em cursos de idiomas (super necessário) e ter um cuidado na aparência. Este é um ponto bastante valorizado pelas companhias aéreas, tendo a maioria etiquetas de como se vestir, inclusive no caso das mulheres que tipo de maquiagens pode usar.

Confira também:  Revestimentos para Cozinhas - Fotos, Dicas

Um comissário de bordo geralmente tem uma rotina de trabalho um pouco mais longa que um profissional mais tradicional. Geralmente o trabalho começa uma hora antes da decolagem e geralmente no primeiro voo do dia e termina meia hora após o pouso da aeronave e após este término, o profissional tem direito a 12 horas de descanso. No caso, durante o dia de trabalho, o profissional pode realizar voos até 11 horas seguidas se for uma tripulação de voo simples (voos nacionais). Já os voos intercontinentais são necessários uma tripulação composta ou uma tripulação de revezamento, já que tem voos internacionais de mais de 11 horas de duração e, neste caso, o comissário pode trabalhar de 14 a 20 horas. O salário pode ser atrativo de R$ 3500 a R$ 4 mil. Por isso, antes de querer ser comissário de bordo se informe sobre tudo que envolve isso, desde a preparação como o cotidiano da profissão.

Mundo das Dicas

A equipe de redação do Mundo das Dicas conta com profissionais de diversas áreas para trazer um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado de diversos assuntos. Aqui você encontra tudo de forma rápida e fácil, sem complicações. O site é pioneiro no formato e desde 2011 vem te deixando por dentro das melhores dicas da atualidade.