Mundo das Dicas

Picadas de Aranha – Sintomas, O que fazer


Dicas de quais são os sintomas e o que se deve fazer com picadas de aranha

picadas de aranhas Picadas de Aranha   Sintomas, O que fazer

Quase todas as aranhas são venenosas, mas como muitas suas presas são curtas ou frágeis para penetrar a nossa pele apenas algumas conseguem fazer mal a nós. Por isso também apenas alguns venenos foram estudados detalhadamente. Os venenos estudados são complexos e contém enzimas e outras proteínas que causam vários sintomas ao corpo.

A picada da viúva negra tem como principais sintomas dor intensa (como uma picada de alfinete), seguida de uma dor surda que causa adormecimento da área em torno da picada; a pessoa pode apresentar câimbras e rigidez muscular abdominal ou dos ombros, costas, tórax. Outros sintomas incluem agitação, cefaleia, tontura, ptose e edema palpebral, erupção cutânea e prurido. A pele em torno da picada de aranha pode tornar-se quente.

Já a picada da aranha-castanha-solitária pode causar pouca dor ou pode não causar dor imediatamente. A pessoa sentirá dor na área picada em mais ou menos uma hora. A dor pode ser intensa e afetar toda a área lesada. A área picada pode ficar toda vermelha, apresentar quimoses e pode coçar. O resto do corpo pode também coçar. A seguir, há a formação de bolhas. No início, a área assemelha-se a um alvo, em seguida, a bolha aumenta, enche-se de sangue e rompe formando úlceras que pode deixar uma grande cicatriz em forma de cratera. A pessoa picada pode ter ainda como sintomas, náuseas, vômito, dores, fadiga, calafrios, sudorese, distúrbios hemorrágicos e insuficiência renal, mas a picada raramente é mortal.

Quem for picado por uma aranha não sabe o que fazer. Mas, primeiro passo é colocar gelo no local para aliviar a dor. Para quem tem problema de pressão alta ou problemas cardíacos deve ser hospitalizado para ser tratado. Nos casos de envenenamento grave, é administrado antídoto para neutralizar os efeitos da toxina do veneno. Em alguns casos, é preciso também a administração de medicamentos como relaxante muscular (em caso de espasmo), analgésicos (dores), corticosteroides (no caso de inflamações graves), entre outros medicamentos.

Alguns cuidados devem ser tomados para evitar picadas de aranhas: antes de calçar botas, sapatos e tênis examinar o seu interior principalmente se você não usa o calçado há um bom tempo; sacuda também roupas guardadas antes de usá-las; se for mexer no jardim, use luvas; evite acumular entulhos de construção, perto de casa; não ponha a mão em fendas de pedras, troncos, folhas secas, pedaços de madeira acumulados, etc. Com esses cuidados dificilmente você sofrerá uma picada de aranha. Mas tendo uma picada do inseto procure um médico.

Mais Dicas


Compartilhar -


Categorias: Dicas