Mundo das Dicas

PIS PASEP – Cadastro, Receber, Valor


Dicas do Cadastro, o Valor e Como Receber o PIS e PASEP

pis paseb PIS PASEP   Cadastro, Receber, Valor

O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), mais conhecido pela sigla PIS/PASEP, são uma contribuição paga pelas pessoas jurídicas, com a missão de financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono e participação na receita dos órgãos e instituições para os empregados públicos e privados.

Nos dias de hoje o abono do PASEP (funcionários públicos) é quitado no Banco do Brasil, por outro lado, o do PIS (funcionários de empresas privadas) é realizado na Caixa Econômica Federal.

Essa contribuição funciona como comprovante do número de inscrição no PIS, e serve também para o recolhimento dos pagamentos ligados a ele. O PIS foi criado pela Lei Complementar 07/70, como um benefício para os empregados das instituições privadas, enquanto o PASEP foi criado pela Lei Complementar 08/70 para beneficiar os servidores públicos. O primeiro agente arrecadador do PIS foi a Caixa Econômica Federal.

Cadastro Pis Pasep

Para se cadastrar pela internet no PIS/PASEP, acesse o site da Caixa Econômica Federal. Lá e se encontram dados sobre vantagens do programa e como deve ser feito, passo-a-passo o cadastramento.

Para o trabalhador que é empregado de uma entidade inscrita no Programa de Interação Social, um número de acesso ao benefício é dado pela empresa. Após se cadastrar pela internet no PIS através de um formulário, A Caixa já começa a contar o tempo para receber o abono.

Depois de preencher DCT (Documento de Cadastramento do Trabalho), o empregado recebe em casa um cartão que corresponde ao benefício. É desse modo que se pode consultar valores e sacar. O número de inscrição serve também para fazer as consultas ao PIS/PASEP através do site da Caixa e ter os dados que se deseja.

Após concluir o cadastramento, o trabalhador deve ir a um dos postos da Caixa Econômica tendo em mãos a documentação necessária. Inscreva-se no PIS/PASEP e veja o calendário de pagamento através do site da Caixa.

Para receber o PIS PASEP

 Os trabalhadores cadastrados no PIS recebem anualmente o Abono Salarial liberado. Pare isso, é necessário cumprir alguns pré-requisitos:

- Estar cadastrado há pelo menos 5 anos no PIS/PASEP;

- Ter recebido, de empregadores contribuintes do PIS/PASEP, renda mensal de até 2 salários mínimos médios durante o ano base que for considerado para a atribuição do benefício;

- Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano base considerado para apuração

- Ter suas informações devidamente informadas na Relação Anual de Informações Sociais – RAIS do ano base considerado. O Abono Salarial do PIS tem ao valor de um salário mínimo, vigente na data de pagamento.

Se você estiver dentro dessas normas, vá até uma agência da Caixa, com comprovante de inscrição do Fundo de Participação, carteira de trabalho e previdência social. Por outro lado, se a você trabalha para uma empresa que atualmente está cadastrada na CEF (Caixa Econômica Federal), o pagamento será efetuado diretamente no seu contracheque.

Para se informar mais a respeito desse benefício, ligue para os seguintes números:

PIS: 0800 285 0101 ou PASEP: 0800 729 0001.

Mais Dicas


Compartilhar -


Categorias: Dicas

2 Comentários

  1. Karina disse:

    Quero saber se o pis ja esta na minha conta

  2. Karina disse:

    E tbm saber o valor