Mundo das Dicas

PROCON – Como abrir processos e fazer denuncias


Como fazer denúncias e abrir processos no PROCON

procon PROCON   Como abrir processos e fazer denuncias

 

Quem hoje em dia não tem uma pendência com alguma operadora de celular, ou de telefonia? Ou teve algum problema com alguma compra?  Nessas situações a orientação é recorrer aos Órgãos de Defesa ao Consumidor, o PROCON.

Mas, quem tem tempo de sobra para ficarem algumas horas em algum PROCON fazendo a sua reclamação? Para evitar perda de tempo se deslocando a um posto de atendimento do PROCON fora o tempo de espera para ser atendida, a Fundação PROCON de São Paulo disponibiliza um canal de atendimento pela internet de consumidores do Estado. O serviço funciona pelo site www.procon.sp.gob.br e qualquer pessoa que tenha sofrido um crime contra o consumidor pode fazer a denúncia.

No link www.procon.sp.gov.br/atendimento.asp há um formulário pedindo nome, endereço, município, estado e marca as opções: Compra via internet, alimentos, saúde (planos de saúde/seguros saúde). Além da internet é possível abrir processo e fazer denúncia via telefone que o PROCON SP disponibiliza um telefone para reclamações e fazer denuncias o 151. Além de denúncias, por meio desse telefone podem-se receber orientações e esclarecimento de dúvidas. Os atendentes podem inclusive encaminhá-lo, se for o caso para os postos do PROCON e também de outros órgãos, conforme o caso. Este serviço via telefone está disponível de segunda a sexta, das 7h às 19h. Mas, se for o caso de precisar se dirigir aos postos do PROCON em SP, há atendimento inclusive aos sábados (para quem não pode ir durante a semana), como o posto do PROCON no Posto Poupatempo, tem horário de segunda à sexta, das 7h às 19h; e aos sábados, das 7h às 13h. Antes de ir aos postos ligue para o 0800-772-3633.

Para ir pessoalmente a um posto de atendimento do PROCON é necessários levar consigo alguns documentos. No link www.procon.sp.gov.br/categoria.asp?id=365  são indicados os principais documentos de acordo com o tipo de denuncia, como para reclamações sobe alimentos, reclamações sobre assuntos financeiros, reclamações sobre produtos, etc.

Tendo uma pendência não deixe de fazer sua denuncia no PROCON, somente procurando nossos direitos como consumidores podem contribuir pela melhora dos serviços das empresas.

 

Mais Dicas


Compartilhar -


Categorias: Dicas