Mundo das Dicas

Raiva – Sintomas, Tratamento, Prevenção


Raiva – Saiba mais sobre essa doença

 raiva Raiva   Sintomas, Tratamento, Prevenção

O que é Raiva: A raiva é uma doença, que é transmitida para o homem através dos animais, um tipo de transmissão chamado zoonose. É uma doença infecciosa que possui uma taxa de mortalidade muito elevada, sendo uma das enfermidades mais graves que o ser humano conhece. A cada ano, no mundo todo, morrem cerca de 70.000 pessoas por culpa da doença.

O vírus é transmitido através da mordida ou ferimento causado por um animal (mamífero) infectado. Vários deles podem transmitir a doença (coiotes, raposas, gambás, morcegos), apesar de ser comumente passada por animais como cães e gatos.

Sintomas da Raiva: Após ser transportada através dos nervos chamados periféricos, a raiva, quase sempre, fica guardada no cérebro. Quando ocorre a inflamação do encéfalo, que é a etapa final do alojamento do vírus no sistema nervoso, a raiva causa vários sintomas, como confusão, agressividade, desorientação, espasmos, paralisia motora, alucinações, entre outros.

Quando o organismo dá início aos sintomas de gênero neurológico, a chance de sobrevivência do paciente é muito baixa.

Tratamento da Raiva e Prevenção da Raiva: Apesar da altíssima taxa de mortalidade decorrente da doença, existe uma vacina e formas de tratamento.

O tratamento dito é, praticamente, a prevenção da doença. Entre os cuidados e possíveis tratamentos, estão os seguintes itens:

Se for mordido por um mamífero, o indivíduo deve lavar a ferida muito bem e encaminhar-se imediatamente para uma unidade responsável pela saúde. Se o animal em questão for doméstico, deve-se obter a caderneta de vacinação do mesmo, que também passará por algumas observações para ser concluído o diagnóstico da doença.

Vale lembrar que o animal deve estar presente. Se for um animal de rua, deve ser capturado e analisado. Caso contrário, o tratamento será feito com a suposição de que o paciente está com raiva.

Vale lembrar que é altamente perigoso deixar o cachorro ou gato lamber os ferimentos. Os animais infectados pela doença contêm o vírus na saliva e podem passá-lo para o indivíduo dessa forma.

Mais Dicas


Compartilhar -


Categorias: Dicas

1 Comentário

  1. Me ajudou um pouco,caso contrário 80% dos sites que procurei tem a mesma resposta então o 1º site que procurei foi o melhor…obrigado!!!