Mundo das Dicas

Rescisão de Trabalho – Calcular, Valor


Como você pode calcular o valor da sua rescisão de trabalho

rescisao de trabalho Rescisão de Trabalho   Calcular, Valor

Você sabe o que é uma rescisão de contrato? Isto acontece quando a empresa resolve demitir embora ainda esteja em vigor o seu contrato de trabalho. No caso disso acontecer, o trabalhador terá direito a 1/3 das férias proporcionais, férias indenizadas, 1/3 sobre férias indenizadas, isto no caso de demissão sem justa causa.

Entrou em vigor no início de fevereiro de 2013 um novo termo de rescisão de contrato que no caso, as empresas deverão usar um novo termo de rescisão de contrato que foi instituído pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Junto com este novo termo deverá ser utilizado outros formulários como: termo de quitação para rescisão de contrato de trabalho com menos de um ano de serviço, e o termo de homologação para as rescisões com mais de um ano de serviço. Tudo isso é necessário para, por exemplo, o trabalhador entrar com a liberação do seguro-desemprego e de conta vinculada do Fundo de Garantia do Tempo de serviço (FGTS) e a Caixa Econômica Federal e estes documentos anteriores é necessário para o trabalhador ter acesso ao seguro-desemprego.

Mas, como é feito o cálculo da rescisão de contrato? Qual o valor que o trabalhador vai receber? Existem inclusive sites na internet que fazem este cálculo. Exemplo do site cálculo exato no qual o cálculo é feito da seguinte forma: data do início da relação de trabalho e seleciona a data do final da relação de trabalho além do motivo da rescisão (pedido de demissão, dispensa sem justa causa, término do contrato de experiência, rescisão antecipada do contrato de experiência, falecimento do empregado entre outros motivos). Depois é pedido o valor do último salário e na sequência é mostrado o valor que o trabalhador receberá pela rescisão do contrato. O site é uma forma simples de saber o que se tem direito e exigir seus direitos. Se você foi dispensado, fique atento.

Mais Dicas


Compartilhar -


Categorias: Dicas