Mundo das Dicas

Ressaca – Dicas para curar


Dicas de como você pode curar o problema de ressaca

ressaca Ressaca   Dicas para curar

Em algum momento da vida abusamos do álcool seja em comemorações ou em simples reuniões e ocasiões. Se não é a gente com certeza conhece alguém que abusou do álcool e no outro dia sofreu a conhecida ressaca.

A ressaca é um mal estar que surge no dia seguinte a uma ingestão exagera de álcool e que acontece porque o sistema digestivo sofre uma inflamação pelo excesso de álcool e que acaba afetando diretamente o fígado. Entre os sintomas da ressaca estão: enjoo, vômitos, falta de apetite e muita sede. Geralmente os sintomas da ressaca tem uma duração de 24 horas, mas se passar deste tempo, fique atento para ver se não pode ser outro problema.

Mas, porque o organismo sobre a ressaca. Isto porque quando ingerimos álcool em excesso, o fígado faz a digestão do mesmo convertendo em açúcar, mas o que acaba sobrecarregando o organismo e o indivíduo fica fraco e sonolento (por isso pessoas embriagadas muitas vezes caem e/ou simplesmente adormecem). Além disso, a ingestão do álcool inibe a produção de hormônios antidiurético, promovendo uma desidratação, o que pode se bem perigoso se chegar a um nível extremo.

Agora como lidar com a ressaca? Primeiramente, deve-se se reidratar como foi dito quem abusa do álcool se desidrata bastante. Então, pode abusar dos líquidos como água, sucos (de preferências aqueles de frutas ricas em água), água de coco (rica em sais minerais ótimos para hidratação) e até isotônicos. Quanto aos chás podem ser tomados gelados ou quentes e alguns podem ajudar inclusive no fígado como o chá de boldo que tem ação digestiva, assim como outros chás que podem ajudar na hidratação e também na parte digestiva bastante comprometida com o excesso de álcool.

Também procure descansar após o abuso etílico, pois o corpo vai estar “moído”, debilitado com excesso de álcool e também pelos efeitos que a ressaca causa como os vômitos que acabam deixando o individuo bem fraco.

Outros cuidados fundamentais são: evitar comidas muito pesadas ou condimentadas, em caso de dor de cabeça não tomar comprimidos com Paracetamol, pois a composição deste componente com álcool pode lesionar o fígado. E o repouso e é essencial para o corpo se recuperar da ressaca de fato.

Mais Dicas


Compartilhar -


Categorias: Dicas