Mundo das Dicas

Vacinação gripe 2014


Tudo sobre a campanha de vacinação da gripe do ano de 2014

vacinacao gripe Vacinação gripe 2014

Começa a temporada de outono-inverno em boa parte do Brasil, em especial no Sul e Sudeste e começa a campanha de vacinação gripe 2014 e vários governos de Estados se mobilizaram nessa campanha, principalmente a do Estado de São Paulo que promoveu no dia 20 de abril o “Dia D’ da Campanha de vacinação, onde postos de todo o Brasil de 8h às 17h estarão abertos (cerca de 7 mil postos)”.

A campanha de vacinação gripe 2014 começou dia 15 de abriu e terminou dia 26 de abril. Só em São Paulo espera-se imunizar cerca de 7 milhões de pessoas. No caso, a vacinação é destinada apenas para alguns públicos como pessoas com mais de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos de idade, indígenas, gestantes mulheres no período pós-parto de até 45 dias, pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, assim como as pessoas com doenças crônicas como doenças de pulmão, rim, diabetes, imunossupressão, transplantados, doenças crônicas de coração e fígado.

Segundo dados da Campanha de vacinação gripe, até dia 23 de abril haviam sido vacinados 12,3 milhões de pessoas, ou seja, 33,73% dos brasileiros, dentro da estimativa de 39,2 milhões de Brasileiros que compõem o grupo prioritário da vacinação.

Segundo o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a meta é que nos próximos anos o grupo imunizado seja maior do que o atual. O Brasil é o único país de sua extensão que conseguiu imunizar 80% da população como recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A vacina de gripe é segura e protege contra três tipos de vírus que circularam no inverno passado: o A/H1N1, A/H3N2 e o B. A região que tem maior adesão é a Sul que conseguiu vacinar 2,4 milhões de pessoas, segundo um balanço parcial da vacinação gripe 2013; segue a região centro-oeste, com 701.669 pessoas vacinadas; a região Sudeste foi a que vacinou mais, mas é proporcional ao tamanho da população, imunizando cerca de 4,3 milhões de pessoas; e a região norte, com pouco mais de 722.014 pessoas vacinadas.

Mais Dicas


Compartilhar -


Categorias: Dicas