Mundo das Dicas

Vinícius de Moraes – Fotos


Fotos do Escritor Vinícius de Moraes

vinicius de moraes 600x231 Vinícius de Moraes   Fotos

Nos últimos dias se comemorou o centenário de Vinícius de Moraes que até o Google fez uma homenagem, no último dia 19 de outubro e ele foi um dos mais importantes poetas de nossa literatura, assim como grande compositor ao lado de Antônio Carlos Jobim, o Tom Jobim.

Vinícius de Moraes cresceu em lar artístico, com pai que era além de funcionário público poeta e violinista amador e mãe que era uma pianista amadora. Ele sempre seguiu seus estudos e sempre demonstrou interesse pela poesia e na escola participou do coral e também do grupo de teatro, onde escreveu algumas peças. Ele fez faculdade de direito e cinco anos depois ganhou uma bolsa do Conselho Britânico para estudar língua e literatura  inglesa na Universidade de Oxford. Quando voltou ao Brasil, fez concurso pela segunda vez para o Ministério das Relações Exteriores e assumiu depois de assumir o cargo o primeiro posto diplomático como vice-cônsul em Los Angeles, isto em 1946, mas retornou ao Brasil em 1950, com a morte do pai. Depois, ele voltou para o exterior em outro cargo diplomático em Paris e Roma.

Com o Ato Institucional n°5 (AI-5) em 1968, Vinícius de Moraes foi afastado de seu cargo diplomático e o aposentou compulsoriamente. Isto se deu pelas suas relações com o meio artístico com a alegação de que ele era boêmio demais e isto impedia de fazer as suas funções. Ele foi anistiado, pós sua morte, em 1998 e depois, ganhou o  cargo de ministro de primeira classe, do Ministério dos Negócios Estrangeiros, em 2010, que é o cargo mais alto da carreira diplomática.

Mas, ele se destacou muito bem no campo artístico. Já desde a juventude ele fazia letras de canções e teve várias fases em sua carreira. Na década de 1930, ele se uniu a poetas como Manuel Bandeira, Mário de Andrade e Oswald de Andrade . Na década de 1940, passou para uma fase com versos mais simples, sensual e que também carregava os temas sociais.

Sua fase mais conhecida aconteceu a partir de 1958 que marcou inicio mais importante da música brasileira a Bossa Nova e a música “Chega de Saudade” foi uma canção fundamental para este movimento musical.

Outro momento que marcou sua carreira foram parcerias com Antônio Carlos Jobim e com Toquinho que resultou em músicas como “Garota de Ipanema” (internacionalmente conhecida), “Tarde de Itapoã (com Toquinho), entre outros tantos sucessos que valem a pena rever e celebrar.

Fotos de Vinícius de Moraes:

Mais Dicas


Compartilhar -


Categorias: Dicas