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Vitamina D


Tudo sobre a Vitamina D

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Existem inúmeras vitaminas que são importantes para o organismo, mas destacamos a vitamina D que é a vitamina que se tem maior dificuldade de fixação no organismo e que tem grande importância.

A vitamina D é aquela que absorve o cálcio e essencial para o desenvolvimento normal dos ossos e dentes (depois de se expor ao sol). Também atua no sistema imunológico, coração, cérebro e na secreção de insulina pelo pâncreas.

Esta é uma vitamina lipossolúvel que é obtida ou pela exposição ao sol, a partir do colesterol e a partir de fontes diéticas, ou seja, através de alguns alimentos. Entre os alimentos ricos em vitamina D que deve estar em sua dieta diária estão: o atum fresco, sardinha fresca, manteiga, sardinha enlatada, leite, cogumelos, gema de ovo, fígado de boi, iorgute, entre outros alimentos.

Mas, para que serve a vitamina D?  Esta aumenta a absorção do cálcio que é fundamental para a formação dos ossos e dentes, diminui o risco de doenças como o raquitismo, osteoporose, osteomalácea; também diminui o risco de doenças cardíacas, tensão pré-menstrual, ajuda a emagrecer e combate a enxaqueca. Por isso, é um aliado não só para a saúde, mas para quem procura emagrecer uns quilos.

A deficiência de Vitamina D pode ser detectada através de um exame chamado de Vitamina D-hidroxi que mede a vitamina D no organismo. Para fazê-lo, precisa-se de um jejum mínimo de 4 horas e os valores de referência são de entre 30 a 74 Mg/ML. A deficiência de vitamina D não é tão comum, mas quando há é recomendável à reposição da mesma através de suplementos e é bem comum em países muito frios, quando não há muito sol ou não tem uma alimentação rica em vitamina D.

Os sintomas para quem tem deficiência de vitamina D são: fraqueza muscular, diminuição do cálcio e fósforo no sangue, pernas tortas, raquitismo, irritabilidade, inquietação, suor excessivo, anorexia, etc. Tendo dúvidas, procure sempre um médico.

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