Zé Ramalho - 2024

Tudo sobre o cantor Zé Ramalho

ze-ramalho

Quem não é fã da música popular brasileira e já se deleitou com músicas como “Avôhai”, de Zé Ramalho? Com certeza se você não conhece o cantor, seus pais, tios devem conhecer.

Zé Ramalho tem origem no Estado da Paraíba e que precocemente perdeu o pai e foi criado pelo avô e cuja relação dos dois foi homenageada na sua música mais famosa “Avôhai”. Passou maior parte da Infância em Campina Grande (na Paraíba) e depois, mudou-se para a capital daquele estado e por lá se estabeleceu. Seus primeiros trabalhos como músico aconteceram na década de 1970, mais especificamente em 1974 quando fez a trilha sonora para o filme Nordeste: Cordel, Repente e Canção e, na época passou a misturar suas influências do rock e do forró, algo que esteve presente ao longo da sua carreira.

Seu primeiro álbum só aconteceu em 1975, chamado “Zé Ramalho”. Somente em 1979 veio seu segundo álbum chamado de “A Peleja do Diabo com o Dono do Céu”. No início da década de 1980 mudou-se para Fortaleza, e lança seu terceiro álbum “A Terceira Lâmina” (1981); e em 1982 lançou quarto álbum “Força Verde”.

Confira também:  CEHAB Minha Casa Minha Vida

Em 1983, muda-se para o Rio de Janeiro e lança quinto álbum “Orquídea Negra” e lá permanece até hoje. Do meio da década de 1980 e da década de 1990, Zé Ramalho se tornou impopular. Neste período ele foi inclusive aos Estados Unidos e tocou para um público brasileiro.

Zé Ramalho voltou ao sucesso a partir da década de 1990 para os anos 2000, principalmente por várias músicas suas terem sido colocadas nas novelas, como “Entre a serpente e a estrela”, na novela Pedra sobre Pedra (1992). Depois fez vários trabalhos conjuntos e bem sucedidos como “O Grande Encontro”, com Elba Ramalho e outros nomes famosos da MPB como Alceu Valença e Geraldo Azevedo (1996). O projeto deu tão certo que Zé Ramalho lança um álbum de estúdio do mesmo projeto, mas sem Alceu Valença.

Outro trabalho do cantor que fez bastante sucesso foi aquele composto com músicas de Raul Seixas chamado Zé Ramalho Canta Raul Seixas. Em 2002, outro álbum dele fez bastante sucesso, o chamado Perfil, lançado pela Som Livre em 2002. Anos depois, ele lança outro sucesso, “Zé Ramalho canta Luiz Gonzaga (2009), ele ainda fez outros álbuns em homenagem a vários artistas importantes da nossa MPB como “Zé Ramalha canta Jackson do Pandeiro” (2010) e depois lançou um álbum com músicas de Beatles, o Zé Ramalho Canta Beatles” (2024).

Confira também:  Assistir Filme Turbo Online - Trailer

Esses são alguns fatos da carreira de Zé Ramalho. Para quem quiser saber mais vale a pena dar uma pesquisada na web e também conferir suas músicas.

Mundo das Dicas

A equipe de redação do Mundo das Dicas conta com profissionais de diversas áreas para trazer um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado de diversos assuntos. Aqui você encontra tudo de forma rápida e fácil, sem complicações. O site é pioneiro no formato e desde 2011 vem te deixando por dentro das melhores dicas da atualidade.