Cefalexina – Para que serve, Como usar - 2024

Como Usar e Para que Serve a Cefalexina

Cefalexina

Provavelmente você deve ter tomado este medicamento uma vez na vida, pois a Cefalexina é um conhecido antibiótico com função antibacteriana e geralmente receitado para algum tipo de infecção.

A Cefalexina é seu nome genérico e que pode vir na versão em comprimidos e suspensão oral (geralmente usado em crianças). O comprimido tem o formato de 500 MG em embalagens de 8 a 10 comprimidos; e a suspensão de 250 ml de cinco ml contendo um frasco de 100 ml de suspensão que deve ser preparada para uso (vem o pó que deve ser diluído em água filtrada e misturado bem).

A ação principal da cefalexina é como antibactericida sendo desta forma, atua destruindo as bactérias causadoras do processo infeccioso, sendo as doenças mais comumente que há uma relação com o uso do medicamento: amingdalite, faringite, infecção articular, infecção de pele e dos tecidos, infecção orofacial, infecção óssea, infecção urinária, pneumonia, entre outros tipos de infecção.

Confira também:  2 via cartão Ponto Frio

No caso da posologia, ou seja, a forma que se deve tomar, para uso oral vai depender do tipo de infecção que cada pessoa tem. Por exemplo, em caso de cistite, amigdalite, faringite, infecção de pele e dos tecidos a dose recomendada é de 500 MG a cada 12 horas por 7 a 14 dias a critério médico, isto no caso de adultos e adolescentes a partir de 15 anos. Para idosos a dose é a mesma.  No caso de infecções moderadas, a medida é de 250 MG a cada 6 horas. Para crianças a dose é mais complicada de calcular, já que é baseada no peso da criança. Por isso, tanto para adultos como para crianças a medicação deve ser receitada por um médico. Além disso, o medicamento exige obrigatoriamente receita médica.

Lembrando que o medicamento não deve ser realizado entre pacientes com alergia a penicilina, penicilamina ou cefalosponinas. Também deve levar em consideração se a pessoa a ser medicada tem problemas gastrointestinais, principalmente colite ulcerativa, colite ou enterite regional; história de doença com sangramento e casos de diminuição da função renal. Mais informações consulte sempre um médico.

Mundo das Dicas

A equipe de redação do Mundo das Dicas conta com profissionais de diversas áreas para trazer um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado de diversos assuntos. Aqui você encontra tudo de forma rápida e fácil, sem complicações. O site é pioneiro no formato e desde 2011 vem te deixando por dentro das melhores dicas da atualidade.