Leishmaniose – Sintomas, Tratamento, O que é - 2024

O que é, quais os sintomas e o melhor tratamento de Leishmaniose

Leishmaniose

Existem algumas moléstias que deveriam ser erradicadas, mas por problemas sociais, como falta de saneamento básico em algumas regiões elas ainda estão presentes, como é o caso da Leishmaniose.

A Leishmaniose é ocasionada por um protozoário e que ataca o homem ocasionando grandes úlceras, No Brasil existem seis tipos de leishmanioses causadas por seis tipos de protozoários junto com outros 200 espécies de outros microorganismos que ocasionam a moléstia.

Esta doença é uma moléstia muito antiga que acomete o homem e infelizmente ainda assola a humanidade o que poderia ser resolvido com medidas de saneamento básico e higiene.

A leishmaniose tem dois tipos à leishmaniose visceral que causa febre, anemia, indisposição, palidez na pele, inchaço no estômago, aumento do fígado e do baço; e a leishmaniose cutânea (também chamada de “úlcera de bauru” que é causada também por um protozoário e tem como principal característica feridas indolores na pele e mucosas do indivíduo como o nariz). O hospedeiro do protozoário deste protozoário é um mosquito que pica o indivíduo que manifesta os principais sintomas de duas a três semanas depois da contaminação. Este mosquito é comum em locais úmidos, escuros e onde há acúmulo de lixo orgânico.

Confira também:  Cozinha Planejada Pequena Decorada - Fotos, Dicas

Já a leishmaniose cutânea acontece uma transmissão semelhante só que os sintomas são mais severos causando anemia, perda de peso, inchaço no fígado e baço e é mais comum como uma infecção, uma co-infecção HIV/LV. É comum em organismos com sistema imunológico debilitado.

Principalmente na versão cutânea da Leishmaniose deve-se evitar construir casas em áreas próximas à mata, evitar banhos de rio e iguarapé, localizado perto da mata, usar mosquiteiro para dormir (principalmente em regiões onde há maior incidência como na região Amazônica), utilizar repelente na pele em região mencionada anteriormente; e sacrificar algum animal de sua posse que foi diagnosticado com a leishmaniose visceral, para evitar contágio para humanos.

Lembrar sempre que a transmissão acontece entre insetos que se alimentam de sangue que tem aparência amarelada ou acinzentada e que tem como fontes de transmissão os animais silvestres e que são picados por estes insetos que transmitem para os homens e animais domésticos. Por isso, tome as devidas providências para evitar a contaminação e na dúvida procure sempre um médico.

Mundo das Dicas

A equipe de redação do Mundo das Dicas conta com profissionais de diversas áreas para trazer um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado de diversos assuntos. Aqui você encontra tudo de forma rápida e fácil, sem complicações. O site é pioneiro no formato e desde 2011 vem te deixando por dentro das melhores dicas da atualidade.