Ministério do Trabalho – Seguro Desemprego - 2024

Como Consultar o Seguro Desemprego no Ministério do Trabalho

ministerio-do-trabalho-seguro-desemprego-600x315

seguro desemprego é um beneficio na qual o Ministério do Trabalho deve oferecer como forma de assistência financeira temporária para aqueles que estão recém desempregados. Desta forma é importante saber que quem possui beneficio do seguro desemprego são aqueles que foram dispensados sem justa causa, ou ainda se tiverem recebido salários em um período de seis meses anteriores, ou ainda não tiver condições de sustento para sua família.

valor do seguro desemprego se dá de acordo com a sua faixa salarial, ou seja, dependendo do seu salário empregado anteriormente. O seguro desemprego pode ser pago em até cinco parcelas, portanto é preciso saber que a forma de pagamento deverá ser feita de acordo com a situação de quem a solicitou.

Para poder ter o requerimento do seguro desemprego é preciso que o trabalhador solicite do 7° dia até o 120° dia após sua data de demissão, para assim ter o direito de receber. Os postos de recebimento são: a Delegacia Regional do Trabalho (DRT), no Sistema Nacional de Emprego (SINE) ou ainda as agências credenciadas da Caixa, caso seja trabalhador formal.

Confira também:  Decoração de Festa Tema Ursa Bailarina

É importante que o trabalhador saiba que para requerer este benefício do seguro desemprego junto ao Ministério do Trabalho é preciso que ele leve em mãos os seguintes documentos: a Comunicação de Dispensa (CD – via marrom), o Requerimento do Seguro Desemprego (SD – via verde), o Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho – TRCT, a Carteira de Trabalho, a Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento ou Carteira de Identidade, com protocolo de requerimento da Carteira de Identidade, ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH – novo modelo). Assim todos estes documentos precisam estar dentro do prazo de validade. Também é necessário o comprovante de inscrição do PIS/PASEP, e os documentos de levantamento dos depósitos dos FGTS ou extrato comprobatório de depósitos.  E por fim o cadastro de pessoa física (CPF) e os comprovantes dos dois últimos contracheques como os recibos de pagamento.

Para consultar o seguro desemprego no Ministério do Trabalho você poderá acessar o seguinte link: www.mte.gov.br/Trabalhador/SeguroDesemp/Consulta/default.asp.

Mundo das Dicas

A equipe de redação do Mundo das Dicas conta com profissionais de diversas áreas para trazer um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado de diversos assuntos. Aqui você encontra tudo de forma rápida e fácil, sem complicações. O site é pioneiro no formato e desde 2011 vem te deixando por dentro das melhores dicas da atualidade.