O que é esquistossomose - 2024

Tudo sobre o que é a doença de esquistossomose

esquistossomose

Existem muitas doenças estranhas no mundo, exemplo desta é a esquistossomose, uma doença de países pobres, mas que ainda existe no Brasil, apesar de ser dito como um país em desenvolvimento.

Esta doença de esquistossomose é uma inflamação causada por um verme parasita chamado da classe Trematoda, mas que pode acometer vários locais no mundo, mas não é uma endemia, mas que se diferenciam pelo tipo de parasita. No Brasil, o parasita mais comum é o Schitossoma mansoni e o principal hospedeiro deste parasita é o homem e a forma que se dissemina no meio ambiente é através das fezes e urina do homem e o ciclo de contaminação parte deste ciclo. Ou seja, através da contaminação da água com fezes e urinas contaminadas no solo e que contaminam os alimentos. Este parasita tem ainda um hospedeiro intermediário que são os caramujos, caracóis ou lesmas que vivem próximo de lagos em que em sua forma de larva despejam seus ovos na água e contamina o homem desta forma.

Confira também:  Núcleo Brasileiro de Estágio www.Nube.com.br

No homem este paralisa se aloja e se desenvolve nas veias do intestino e fígado causando obstrução destas veias o que pode levar a morte no caso do não tratamento. O parasita se desenvolve em cerca de seis semanas e chega à idade adulta e de reprodução já na fase onde se aloja nas veias e a liberação de ovos dentro do organismo do homem pode durar anos.

Quanto aos sintomas, inicialmente, quando o homem é contaminado, os sintomas parecem de uma reação alérgica na pele com muita coceira e vermelhidão que é ocasionada pela penetração do parasita na pele. Esta reação pode durar até 24 horas, após 4 a 8 semanas podem surgir sintomas como dor de cabeça, febre, dores abdominais, náuseas, vômitos e tosse seca. Os contaminados com o parasita podem ainda apresentar ainda fígado aumentado assim como baço e ínguas.

O caso do diagnóstico é mais fácil de fazer em áreas onde há incidência da doença, assim como através dos sintomas descritos, o médico desconfia do diagnóstico, mas deve pedir exames de fezes e urina para comprovar o diagnóstico. O tratamento é feito com antiparasitários específicos de acordo com o tipo de parasita. Já a prevenção é a partir de medidas de higiene e tratamento de água.

Mundo das Dicas

A equipe de redação do Mundo das Dicas conta com profissionais de diversas áreas para trazer um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado de diversos assuntos. Aqui você encontra tudo de forma rápida e fácil, sem complicações. O site é pioneiro no formato e desde 2011 vem te deixando por dentro das melhores dicas da atualidade.