Pneumopatia – O que é, Sintomas, Causas - 2024

O que é, sintomas e causas da pneumopatia

pneumopatia

Recentemente um cantor famoso, o pagodeiro Thiaguinho foi internado com uma pneumopatia grave e que pegou a todos de surpresa, mas existem outros tipos de pneumopatia.

As pneumopatias incluem diversas origens: pneumopatias parasitárias (causadas por um parasita), pneumopatias fúngicas (causadas por fungos); Pneumopatias veno-oclusivas (que é obstrução das artérias do pulmão por uma proliferação fibrosa ou causada por uma trombose); e hipertensão pulmonar, que é o aumento da resistência vascular na circulação pulmonar que é ocasionada por doenças cardíacas ou pulmonares.

Entre as doenças pulmonares ou pneumopatia destacamos algumas como: neoplasias pulmonares, doenças pulmonares intersticiais, tuberculose pulmonares, hipertensão pulmonar, pneumopatias Obstrutivas, pneumopatias fúngicas, entre outras doenças pulmonares.

Uma pneumopatias graves que assola muitas pessoas e é mais conhecida é a pneumonia que é uma inflamação dos pulmões e que é causada por uma infecção por bactérias, vírus, fungos ou outros parasitas. Esta doença apresenta mais gravidade entre idosos (acima de 65 anos), crianças e pessoas com sistema imunológico mais fraco. Geralmente a pneumonia vem de outras complicações como d um resfriado comum que se agravou ou que não foi bem curado. No caso da pneumonia causada por uma bactéria, o tratamento é por meio de antibióticos e, em muitos causos, a pessoa é internada para tratamento com antibióticos e acompanhamento.

Confira também:  Jogadores do Vasco - Melhores, Ídolos

No caso da pneumonia, a pneumopatia mais comum os sintomas são os seguintes: febre, tosse seca inicialmente e depois mais carregada; dor no peito ou torácica, calafrios, sudorese, dor de cabeça, dor muscular, perda de apetite, fraqueza, náuseas, vômitos entre outros sintomas.

A pneumonia acontece geralmente quando a pessoa fica em exposição a uma bactéria ou vírus que causam a pneumonia, sendo a mais comum a de origem bacteriana. A bactéria (assim como o vírus) chega ao organismo através de aspiração de secreções contaminadas, inalação, disseminação a partir de foco infeccioso na parede torácica, no mediastino ou na parte superior do abdômen.

Por isso, se você sente algo ou tem dúvidas quanto a isso, consulte um médico.

Confira também:  Mestrado a Distância Reconhecido pelo MEC

Mundo das Dicas

A equipe de redação do Mundo das Dicas conta com profissionais de diversas áreas para trazer um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado de diversos assuntos. Aqui você encontra tudo de forma rápida e fácil, sem complicações. O site é pioneiro no formato e desde 2011 vem te deixando por dentro das melhores dicas da atualidade.