Segurança no trabalho - 2024

Dicas e informações sobre a segurança no trabalho

seguranca-no-trabalho-600x395

Há muitos anos muitos trabalhadores morriam, pois não havia leis que regulava questões sobre segurança e nem leis que amparassem com os trabalhadores. Da década de 1950 para cá este cenário foram aos poucos se modificando com as leis trabalhistas e de regularização de medidas de segurança tanto para o trabalhador como para o meio de trabalho.

A segurança no trabalho é um conjunto de medidas que são adotadas pelas empresas evitando acidentes de trabalho, as doenças ocupacionais, assim como protege o trabalhador em sua integridade física e capacidade de trabalho. A maioria das empresas atuais é composta de medidas multidisciplinares e possui um técnico em segurança do trabalho, engenheiro de segurança, médico e enfermeiro do trabalho. Estes trabalhadores fazem parte do departamento chamado de SESMT (Serviço especializado em engenharia de segurança e Medicina do Trabalho) e o CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) que tem como objetivo a prevenção de acidentes de trabalho assim como a saúde e integridade do trabalhador.

Confira também:  Curso Técnico em Segurança do Trabalho Gratuito

Como foi dito, a partir da década de 1950 com as leis trabalhistas aos poucos foi consolidado a questão da segurança do trabalho e do trabalhador. A segurança do trabalho foi definida pela legislação da segurança do trabalho que se compõe de normas reguladoras, portarias, decretos e leis complementares, assim como também convenções internacionais do trabalho que foram adotadas no Brasil. Ter uma equipe de segurança nas empresas é obrigatório uma determinação de lei e também porque é uma forma da empresa de organizar e produzir de forma mais eficiente.

Os trabalhadores que atuam em segurança do trabalho são os citados acima e cada um deles tem funções especificas. O engenheiro e o técnico em segurança do trabalho nas empresas atuando na organização da mesma bolando programas de prevenção de acidentes; também atuam na CIPA, dando orientações aos trabalhadores no uso de equipamentos de segurança individuais e bolando também programas de prevenção ambiental, fazendo as inspeções de segurança, laudos técnicos. Já os médicos e enfermeiros do trabalho se ocupam da saúde ocupacional, atuando na prevenção de doenças, realizando consultas, tratando ferimentos, prevenindo doenças, entre outras atuações. Por isso, se não conhece os profissionais que atuam na segurança do trabalho em sua empresa? Procurem conhecer.

Mundo das Dicas

A equipe de redação do Mundo das Dicas conta com profissionais de diversas áreas para trazer um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado de diversos assuntos. Aqui você encontra tudo de forma rápida e fácil, sem complicações. O site é pioneiro no formato e desde 2011 vem te deixando por dentro das melhores dicas da atualidade.