Talidomida – O que é, Para que serve, Efeitos colaterais - 2024

O que é, para que serve e quais são os efeitos colaterais da Talidomida

Talidomida

A Talidomida é um medicamento perigoso, responsável pela deformação de fetos. A droga foi desenvolvida em um laboratório alemão e lançada no mercado consumidor no final da década de 50. Considerada como calmante e ansiolítico, a Talidomida foi muito usada por gestantes para controlar as constantes náuseas e a tensão, típicas dos primeiros meses de gravidez, porém alguns meses depois, os bebês começaram a nascer defeituosos, sem braços ou pernas, cegos, surdos, entre outros.

Na verdade se você quer saber para que serve a Talidomida,  ela é um medicamento que foi desenvolvido para agir nas lesões provocadas por lepra e tem ação sedativa e anti-inflamatória. Quanto as indicações da Talidomida, ela deve ser tomada por pessoas que possuam lepra, lúpus eritematoso, síndrome debilitante, mieloma múltiplo refratário à quimioterapia e doença enxerto contra hospedeiro.

Como já foi dito anteriormente, existem diversas polêmicas que cercam o uso da Talidomina afinal ela é distribuída nos postos de saúde sem uma fiscalização rígida e os comprimidos vêm em cartelas que não contêm qualquer bula com nenhuma orientação sobre o uso, as contra indicações e os efeitos colaterais.

Confira também:  Maquiagem para Ruivas - Fotos, Dicas, Truques

Existem diversos efeitos colaterais da Talidomida, entre eles, neuropatia periférica, intolerância gastrintestinal, sonolência, tontura, anemia, leucopenia, leucemia, púrpura, artrite, dor nas costas, pressão baixa, trombose venosa profunda, angina, infarto, agitação, nervosismo, sinusite, tosse, dor abdominal, diarreia ou prisão de ventre, conjuntivite e a pele seca. Por todos esses motivos, o uso da Talidomida é contra indicado para mulheres grávidas ou que estão em período de amamentação, pessoas que possuam neutropenia ou que tenham alergia a substância.

A talidomida não pode ser comprada em nenhuma farmácia e é apenas fornecida pelo governo e todos os pacientes que forem fazer o uso desse medicamento, devem assinar um termo de ciência e responsabilidade, devido aos diversos problemas que rodeiam o seu uso.

Confira também:  Reciclagem de Caixa de Ovos

Mundo das Dicas

A equipe de redação do Mundo das Dicas conta com profissionais de diversas áreas para trazer um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado de diversos assuntos. Aqui você encontra tudo de forma rápida e fácil, sem complicações. O site é pioneiro no formato e desde 2011 vem te deixando por dentro das melhores dicas da atualidade.