Candidíase – Sintomas, Tratamento - 2024
Quais são as causas, os sintomas e o tratamento de Candidíase
Já ouviu falar em candidíase? Esta é uma infecção que é causada por um fungo chamada de cândida e que é mais conhecida com uma infecção vaginal também chamada de vulvovaginite ou a candidíase. Pode também atacar boca, esôfago e pele em geral.
A cândida é um fungo que é normalmente um membro da flora intestinal e genitália dos seres humanos, mas que as pessoas que estão saudáveis normalmente não têm nenhum sintoma, porém, quando há um desequilíbrio da flora intestinal ou do sistema imunológico pode fazer com que este fundo até então restrito a algumas regiões do corpo migre para os tecidos causando assim a candidíase. Por isso, não adianta ficar com preconceito, pois 50% das pessoas podem ter o fungo cândida e não manifestar a candidíase.
Não é só por conta do sistema imunológico fraco do qual cândida se manifesta, mas também por causa do uso prolongado de antibióticos, já que o medicamento mata as bactérias, mas preserva os fungos. No caso da vagina a proliferação do fundo é ocasionada pela diminuição da flora da vagina. Já a candidíase oral também chamada de sapinho podem ocorrer também em pessoas sem deficiência do sistema imunológico e em crianças pequena, mas neste caso, a candidíase é menos severa. No caso da candidíase oral mais severa é comum em baixa do sistema imunológico. Neste caso é comum em pacientes com AIDS, câncer, que passam por quimioterapia, internados em UTI’s, etc.
A candidíase pode ainda provocar nos pacientes com sistema imunológico fraco pneumonias, endocardite, infecção urinaria, esofagite, artrite infecciosa, periotite, entre outras doenças.
Há muitas causas ainda para a candidíase, principalmente a vaginal como: a diabetes, níveis elevados de estrogênio (uso de anticoncepcional com taxa elevada deste hormônio, reposição hormonal, gravidez), comportamento sexual (a candidíase não é uma DST, mas que a transmissão pode ocorrer via sexual, genética e a imunossupressão).
Entre os sintomas da candidíase estão: coceira vaginal, corrimento (que é esbranquiçado, sem odor e em pequena quantidade), dor local e/ou durante o ato sexual; pode a vagina e ao redor apresentar edema ou vermelhidão.
Por isso, se tem algumas das causas assim como sintomas, deve procurar sempre um médico para diagnóstico e tratamento que geralmente é feito por medicamento antifúngico e demais medicamentos a critério médico.
Mais Dicas 2024:
A equipe de redação do Mundo das Dicas conta com profissionais de diversas áreas para trazer um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado de diversos assuntos. Aqui você encontra tudo de forma rápida e fácil, sem complicações. O site é pioneiro no formato e desde 2011 vem te deixando por dentro das melhores dicas da atualidade.