Doença do Carrapato – Sintomas, Tratamento - 2024
Causas, Sintomas e Tratamento da Doença do Carrapato
Já ouviu falar da Doença do Carrapato? Pode parecer algo estranho, mas ela acomete os animais, em especial os cachorros, mas seu nome mais científico é Erliquiose, que tem o nome de doença do Carrapato, pois ela é transmitida pelo carrapato do cachorro e ocasiona esta doença infecciosa severa e que de forma rara pode atingir os gatos ou homens.
A Erliquiose ou doença do carrapato é mais comum no verão, já que o carrapato precisa do calor e da umidade para se reproduzir de forma mais acelerada. Os sintomas da erliquiose são bem parecidos da Ciniomose, mas é diferente e por isso é importante tem um diagnóstico fechado por um veterinário.
Entre os sintomas que acomete os cães vai depender da fase em que a doença do carrapato está no corpo do animal. A doença é transmitida ao cão de um animal contaminado a partir do carrapato marrom e o parasita infecto os glóbulos brancos do sangue, ou seja, a célula de defesa do cão. Já os sintomas na fase subclínica, quando não são tão evidentes os sintomas pode durar de 6 a 10 semanas e muitos animais não apresentam nenhum sintoma, mas podem apresentar alguns sinais como inchaço nas patas, perda do apetite, mucosas pálidas, sangramentos, entre outros. Depois, o animal pode passar para uma fase crônica quando o animal é imune à bactéria e nesta fase, os sintomas são mais evidentes como, perda de peso, abdômen sensível e dolorido, aumento do baço, fígado, pequenas hemorragias, edemas e maior facilidade de adquirir algumas infecções. Nesta fase, a doença pode adquirir as características de uma doença autoimune e compromete desta forma, o sistema imunológico o que é bem perigoso ao animal com risco de morte. Também apresenta nesta fase infecções secundárias como pneumonia, diarreias e problemas de pele e em muitos casos leva a morte. Já na fase aguda os sintomas um pouco mais agudos que da fase crônica, acompanhado de febre, sangramento nasal, urinário e vômitos, manchas avermelhadas na pele e dificuldades de respirar. Por isso, em ambas as últimas fases é preciso estar atento à saúde do animal e ter um acompanhamento direto com veterinário.
O tratamento feito com base em medicamentos principalmente antibióticos e, dependendo do quadro do animal, precisa inclusive de transfusão de sangue e o tratamento pode durar até 21 dias. Mais informação não deixe de consultar um veterinário.
Mais Dicas 2024:
A equipe de redação do Mundo das Dicas conta com profissionais de diversas áreas para trazer um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado de diversos assuntos. Aqui você encontra tudo de forma rápida e fácil, sem complicações. O site é pioneiro no formato e desde 2011 vem te deixando por dentro das melhores dicas da atualidade.