Embolia Pulmonar – Sintomas, Tratamento - 2024
Quais os sintomas e o melhor tratamento para Embolia Pulmonar
Você sabe o que é embolia pulmonar? Tem algum parente com esta doença? Saiba o que é embolia pulmonar, as causas, sintomas e o tratamento que possibilite sobrevida das pessoas acometidas por esta doença.
A embolia pulmonar é causada por uma obstrução das artérias do pulmão por um coágulo que muitas vezes se formam nas veias profundas das pernas ou das pélvis e que são liberadas na circulação sanguínea. Existem ainda os casos raros de embolias gordurosas provocadas por traumas ou até embolias aéreas (bolhas de ar) e de líquido amniótico. Já a gravidade do quadro de gravidade da embolia vai depender do tamanho do êmbolo.
As causas da embolia pulmonar estão alguns fatores de risco como a imobilidade prolongada, cirurgias extensas, anticoncepcionais com estrógeno, traumas, gravidez e pós-parto, reposição hormonal, tabagismo, insuficiência cardíaca, distúrbios na coagulação do sangue, idade superior a 40 anos, entre outros fatores.
Entre os sintomas da embolia pulmonar estão: trombos pequenos ou aqueles são rapidamente desfeitos podem ainda não provocar sintomas ou provocam sintomas leves que passam despercebidos. Por isso é necessário à realização de exames de diagnósticos como exames laboratoriais e de imagem que ajudam a esclarecer a suspeita da embolia. Outros exames são os eletrocardiogramas e a radiografia de tórax, embora inespecíficos possam revelar alterações discretas.
Mas, antes de tomar uma providencia apenas quando surgir à doença pode-se tomar uma providencia no caso de você estar incluir em um grupo de risco como o acima mencionado como evitar medicamentos anticoagulantes e trombóticos, mas quando não possível usar meias elásticas; realização de exercícios, principalmente nas pernas durantes períodos de grande imobilidade como viagens longas que são medidas que evitam embolia pulmonar. Outras recomendações para evitar a trombose estão: evitar o fumo (Se fumante), procurar manter o peso ideal; quando for fazer viagens longas de avião, procure se movimentar; o mesmo vale para viagens longas de ônibus e as viagens de carro, pare na estrada para se movimentar. O mesmo vale para quem passa por cirurgia, assim que possível levantar e se movimentar.
Quanto ao tratamento para a embolia pulmonar varia de acordo com o quadro e geralmente se precede um diagnóstico através de exames precisos e depois se pode incluir a administração de oxigênio e heparina, por via intravenosa que evita o aumento de coágulos já existentes e também a formação de novos; outra droga administrada é a varfarina que produz os mesmos efeitos, mas, com efeito, mais lento. Por isso, se tem algum sintoma ou desconfia, procure um médico sempre.
Mais Dicas 2024:
A equipe de redação do Mundo das Dicas conta com profissionais de diversas áreas para trazer um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado de diversos assuntos. Aqui você encontra tudo de forma rápida e fácil, sem complicações. O site é pioneiro no formato e desde 2011 vem te deixando por dentro das melhores dicas da atualidade.