Gengivite – Causas, Tratamento - 2024

Quais são as causas e o melhor tratamento de gengivite

gengivite

Tem problemas de sangramento, tem feridas na boca e tem constantes inchaços na gengiva? Você pode estar com gengivite, uma doença periodontal que tem como principais causas uma falta de higiene não adequada que acaba comprometendo os tecidos que sustentam os dentes, as gengivas.

A gengivite é o resultado do acúmulo ao longo prazo de placas e esta é um acumulo grudento de bactérias que se acumulam em algumas regiões dos dentes, que também são acúmulo de muco e resíduos de comida. Por isso, a gengivite tem como principal causa à falta de higiene adequada e na não remoção desta placa. Quando a pessoa, além da falta de higiene, ainda não retira as placas em visita ao seu médico dentista, esta placa forma um material duro chamado tártaro que fica preso na base do dente e quando não retirado inflama os dentes e acama ocasionando infecções na gengiva, deixando-as inchadas e sensíveis.

Confira também:  Assistir Filme Jurassic Park 3D Online - Trailer

Outras causas da gengivite além da falta de uma higiene adequada estão gravidez (com a mudança hormonal aumenta sensibilidade da gengiva). Outras causas são dentes desalinhados, pontas de obturação, ásperas e aplicações bucais que foram mal encaixadas ou mal limpas (como o uso de aparelhos dentários, dentadura, pontes e coroas) podem irritar os dentes e causar inflamação na gengiva e causar a gengivite. Esta doença pode aparecer em diversos graus. Há ainda fatores como a diabetes que podem proporcionar o surgimento das gengivites, assim como o uso de pílulas anticoncepcionais, medicamentos a base de fenitoína e ingestão de metais pesados podem causar gengivite.

O tratamento da gengivite começa na base, a partir de uma boa higiene dentária e um acompanhamento frequente ao dentista para a retirada de placas e tártaros que surgem em nossa boca devido o acúmulo de bactérias que normalmente estão na boca. A higiene inclui além da escovação o fio dental e de vez em quando o enxague bucal. A retirada do tártaro e placas acontece de forma rápida e deve ser feita pelo menos duas vezes ao ano em acompanhamentos semestrais ao dentista.

Mundo das Dicas

A equipe de redação do Mundo das Dicas conta com profissionais de diversas áreas para trazer um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado de diversos assuntos. Aqui você encontra tudo de forma rápida e fácil, sem complicações. O site é pioneiro no formato e desde 2011 vem te deixando por dentro das melhores dicas da atualidade.