Quer morar fora do Brasil? Confira as diferentes formas e os documentos necessários - 2024

Morar fora do Brasil parece uma tarefa difícil de executar para muitos – e parte desse problema é a falta de informação. A verdade é que existe mais de uma maneira de como morar em outro país legalmente.

As principais formas são pelos vistos e pela dupla cidadania, que contam com diferentes critérios internos. Por exemplo, é possível conseguir um visto de trabalho ou de estudos. Já a dupla cidadania pode ser obtida de várias formas diferentes.

Para sanar todas as dúvidas sobre essas formas, prossiga com a leitura do artigo e veja como morar em outro país!

morar-fora-do-brasil-documentos-necessarios

5 formas para morar fora do Brasil!

“Há diferentes situações que permitem a você morar no exterior. Porém, é necessário avaliar qual situação faz mais sentido.”

Morar em outro país é um desejo comum de muitos brasileiros e pelas mais diferentes razões. Para realizar esse sonho, é necessário se submeter a certas burocracias, que variam de acordo com a situação em que se insere.

Então, como morar em outro país legalmente? Confira agora algumas situações que pode se submeter!

Através do visto de estudante

Por meio do visto de estudante, é possível estudar e trabalhar ao mesmo tempo – na maior parte do tempo, só trabalha 20 horas semanais. Não há limite de idade e é possível um trabalho legal – contudo, é necessário trabalhar para estudar.

Confira também:  Glaucoma e Ceratocone

Intercâmbio de trabalho

Durante a faculdade, nas férias, é possível participar de programas para intercâmbio de trabalho. É necessário ter entre 18 e 25 anos, possuir conhecimento intermediário da língua e trabalhar no exterior por 3 meses, no mínimo.

Contudo, o programa é caro e a quantidade de países que pode ir é reduzida.

Através do visto de trabalho

Caso queira apenas trabalhar, você pode solicitar uma autorização de residência no país exterior que te permite trabalhar nele. O custo é apenas o valor do visto, que varia de país para país.

Nômade digital

Caso seja um profissional autônomo, você pode simplesmente morar no exterior e adotar um estilo de vida nômade digital. Nesse cenário, você independe de moradia e acaba trabalhando com empregos online.

Dupla cidadania

Por fim, a maneira mais segura de morar fora do Brasil é pela dupla cidadania. Através dela, você consegue se estabelecer no país estrangeiro e se tornar cidadão dele, garantindo direitos e deveres.

Há três formas principais de garantir a dupla cidadania:

  • Pela descendência sanguínea, se puder comprovar a descendência de uma pessoa nascida ou naturalizada no país estrangeiro
  • Por casamento, caso se case por 3-6 anos com uma pessoa nascida no país em que solicita a cidadania
  • Por tempo de moradia, caso more tempo o suficiente para solicitar a cidadania no país
Confira também:  Alugue Temporada Praia Grande - Casas, Apartamentos

Quais são os documentos necessários para morar fora do país?

Um dos documentos mais recorrentes nas diferentes situações é o visto, que pode ser um:

  • Visto de estudo: obtido quando consegue aprovação numa instituição de ensino superior estrangeira. Termina após a conclusão do tempo do curso
  • Visto de trabalho: obtido temporariamente com a empresa contratante, podendo ser prorrogado
  • Visto de aposentadoria: liberado para aposentados cuja renda se enquadra nos critérios do país para a imigração
  • Visto de investidor: permite que inicie um empreendimento em outros países
  • Visto de estudo de idiomas: obtido em intercâmbios culturais
  • Visto de trabalho voluntário: obtido quando se dedica para causas humanitárias
  • Visto de cidadania: obtido quando se consegue a dupla cidadania

Depois dele, o outro documento recorrentemente solicitado é o passaporte de viagem, necessário para viagens internacionais. Ele pode ser obtido na Polícia Federal com a apresentação de alguns documentos pessoais e de quitação.

Quais são os outros documentos solicitados?

  • Comprovante de renda: prova que você não será um problema financeiro para o país
  • Carteira Internacional de Vacinação: depois da última crise mundial, se tornou um documento essencial
  • Certidões: dependendo da situação, pode ser exigida certidão de nascimento, de casamento e até mesmo de óbito. Todas podem ser solicitadas digitalmente no cartório online 24h!
  • Registros escolares: importantes em caso de morar no exterior para estudar ou levar uma criança que vai mudar de escola. São aceitos diplomas, históricos escolares e cartas de recomendação
  • CNH Internacional: exigida para profissionais que vão trabalhar com veículos
  • Seguro saúde: solicitado para entrar em países da Europa
  • Outros: registros médicos, registros de impostos, registros de vacinação de animais de estimação, testamentos, papéis de doação, papéis de divórcio, etc
Confira também:  Regras do Fies

Conclusão

Como pode perceber, cada situação para morar fora do Brasil vai exigir um diferente pacote de documentações. Por isso, quando decidir a forma de sair do país, busque imediatamente a papelada exigida para sua situação específica!

Mundo das Dicas

A equipe de redação do Mundo das Dicas conta com profissionais de diversas áreas para trazer um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado de diversos assuntos. Aqui você encontra tudo de forma rápida e fácil, sem complicações. O site é pioneiro no formato e desde 2011 vem te deixando por dentro das melhores dicas da atualidade.