Redução de estomago Cirurgia – Riscos, dúvidas - 2024

Quais são os riscos e como tirar as dúvidas em relação a cirurgia de redução de estômago

cirurgia-reducao-estomago

A cirurgia de redução de estômago tem se tornado algo tão banal até visto como uma cirurgia estética. O que não é verdade. È algo muito mais sério, como alerta os médicos especialistas. Conheça primeiro o procedimento e depois saiba os riscos e dúvidas que envolvem este tipo de cirurgia.

A cirurgia de redução de estômago é recomendada para quem tem o IMC  acima de 40 ou quando este valor está entre 35 e 40  e quando a pessoa com excesso de sobrepeso tem ainda outras complicações de saúde como diabetes, apneia e hipertensão. A cirurgia é feita da seguinte maneira: é introduzido um balão dentro do estômago por meio de um endoscópio. Uma vez dentro do organismo o balão é inflado com cerca de 500 mililitros de líquido azul. Ao estar inflado ele ocupa 50% do estômago, por isso é chamado de redução de estômago. Esta é apenas uma técnica de redução de estômago que tem como vantagem cortes e o risco de infecções são menores. No caso do balão estourar, o líquido presente no balão não afeta a saúde, apenas deve ser comunicado ao médico.  A desvantagem é que a redução de peso do paciente que faz esta cirurgia é menor, em até 20%.

Confira também:  Horóscopo Capricórnio 2024 - Previsões

Há outras técnicas de redução como a gastroplastia com anel que uma parte do estômago é grampeada e isolada do restante do organismo e forma uma bolsa gástrica que é presa no final por um anel que vai restringir a passagem do alimento para o resto do estômago, por isso ele é reduzido. A vantagem é que o tubo digestivo é preservado, não é mexido. A desvantagem é que pode o grampo ser despregado e causar infecções. Por isso, antes de decidir pela cirurgia de redução de estômago, independente da técnica tem que pensar as vantagens e desvantagens.

Existem os riscos, como citamos nas diferentes técnicas de redução de estômago e algumas dúvidas, ainda mais após a realização da redução de estômago. Entre as principais dúvidas é quanto à forma de se alimentar após a cirurgia. No caso, após fazer a mesma será necessário se alimentar de forma totalmente diversa por toda a vida. O que inclui comer de forma correta, incluindo muitas frutas, verduras, fibras, carnes, frangos, peixes, grãos integrais e sucos no cardápio. Tendo dúvidas procure um médico gastroenterologista.

Mundo das Dicas

A equipe de redação do Mundo das Dicas conta com profissionais de diversas áreas para trazer um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado de diversos assuntos. Aqui você encontra tudo de forma rápida e fácil, sem complicações. O site é pioneiro no formato e desde 2011 vem te deixando por dentro das melhores dicas da atualidade.