Síndrome de Guillain-barré - 2024
Tudo sobre a doença da Síndrome de Guillain-barré
Existem diversas doenças e síndromes que só pelo nome assusta como a Síndrome de Guilain- Barré que é conhecida comopolirradiculoneuropatia idiopática aguda ou oupolirradiculopatia aguda imunomediada que é uma doença do sistema nervoso que tem caráter autoimune e ocasionada pela perda da bainha de mielina e dos reflexos tendinosos. Esta síndrome envolve os nervos e facilita a transmissão do estímulo nervoso, dos nervos periféricos e às vezes de raízes nervosas.
A Síndrome de Guilain- Barré é produzida pelo próprio organismo da pessoa afetada, quando o indivíduo produz auto-anticorpos contra sua própria mielina. Os nervos afetados não transmitem os sinais que vem do sistema nervoso central de forma eficiente e o que leva a perda da habilidade de grupos musculares que respondem aos comandos cerebrais. O cérebro de outra forma por esta deficiência recebe menos estímulos sensitivos do corpo o que resulta também numa inabilidade para sentir dor, calor em contato com a pele.
A causa da Síndrome de Guilain- Barré também vem de um caso de gastroenterite ou uma infecção de vias respiratórias altas e antecedentes de infecções graves como uma série de vírus como o citomegalovirus, Epstein Barr, HTLV, HUV e outros vírus de via respiratória.
A incidência desta doença é rara, de 2 a 4 casos a cada 100 mil habitantes e é mais comum na América do Norte, mas este padrão é semelhante no mundo inteiro.
Entre os sintomas da Síndrome de Guilain- Barré estão: dor nos membros inferiores, seguido de fraqueza muscular progressiva que pode ou não estar acompanhada de coceira, queimação, dormência, etc. O que acontece inicialmente nas pernas e provoca perdas motoras e paralisia plácida. Em casos isolados a doença pode acometer os nervos periféricos que podem causar taquicardia, oscilações da pressão arterial, sudorese, funcionamento da bexiga e intestinos e disfunção pulmonar.
Como é uma doença que limita muito o indivíduo, este deve procurar assim que diagnosticado um hospital e assim que apresentar os sintomas. O processo de recuperação desta doença é muito lento, mas o restabelecimento é completo. Entre os tratamentos recomendáveis da Síndrome de Guilain- Barré está a fisioterapia para melhorar a qualidade de vida do paciente. Na dúvida, procure sempre um médico.
Mais Dicas 2024:
A equipe de redação do Mundo das Dicas conta com profissionais de diversas áreas para trazer um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado de diversos assuntos. Aqui você encontra tudo de forma rápida e fácil, sem complicações. O site é pioneiro no formato e desde 2011 vem te deixando por dentro das melhores dicas da atualidade.