Depressão Pós-parto – Sintomas, Causas, Tratamento - 2024

Causas, Sintomas e Tratamento da Depressão Pós-Parto

depressao-pos-parto

Antigamente a depressão pós-parto não era compreendida tanto pela medicina como pelas pessoas que via com maus olhos a mulher que rejeitava o seu filho, mas é um mal mais conhecido da modernidade, mas não significa que seja um mau que surgiu apenas recentemente.

A depressão pós-parto como o nome conota, acomete mulheres após darem a luz ou até mesmo algum tempo depois e entre os principais sintomas estão: tristeza, desânimo, irritabilidade e outros sintomas que podem variar de mulher para mulher e que precisa ser bem analisado pelo médico, tanto o obstetra que acompanhou a mulher no seu pré-natal e pós-parto como um médico especialista como um psiquiatra.

Às vezes não faz sentido para as pessoas que veem o problema de fora, parecendo ser até um fricote e visto com preconceito, mas deve ser visto com sensibilidade, pois não afeta apenas a mãe, mas toda a sua rotina familiar e demais relacionamentos em volta.

Confira também:  Depressão - Sintomas, Causas, Tratamento

Entre as causas da depressão pós-parto são as mais diversas: desde alterações hormonais, o estresse, fatores extrapsíquicos ambientais e genéticos; assim como preocupações que podem surgir durante a gravidez com o cuidado com bebês com a vida após o nascimento do bebê, o estresse de serem mãe, questões mais internas e primitivas na história de vida da mulher, como sua própria personalidade como ser uma das causas para a depressão pós-parto.

Entre os sintomas mais comuns estão: tristeza, irritabilidade, falta de apetite, falta de libido, mudanças de humor, desânimo, choro fácil e em caos extremos, pensamentos suicidas. Mas, os sintomas devem ser acompanhados de perto e analisados, pois os sintomas podem ser característicos de outras doenças.

Já o tratamento para a depressão pós-parto começa desde o apoio familiar e de amigos que é fundamental para a paciente com depressão; depois a consciência do problema e procurar ajuda médica e, em alguns casos tratamento psiquiátricos e psicoterapêuticos e depois lidar de frente com problema.

Uma curiosidade sobre a depressão pós-parto é que ela pode acometer a mesma mulher em uma segunda gestação em pelo menos 50% dos casos de mulheres que já tiveram depressão pós-parto. Por isso, se você está grávida ou recentemente teve bebê e desconfia do diagnóstico procure seu médico e relate sobre o que sente.

Mundo das Dicas

A equipe de redação do Mundo das Dicas conta com profissionais de diversas áreas para trazer um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado de diversos assuntos. Aqui você encontra tudo de forma rápida e fácil, sem complicações. O site é pioneiro no formato e desde 2011 vem te deixando por dentro das melhores dicas da atualidade.