Hemograma – Resultado

Dicas de Como Conferir o Resultado de um Hemograma

hemograma

É muito importante cuidar da saúde. Isso todo mundo sabe. Mas muitas pessoas tem desconfiança nos médicos e na ciência, e não é pra menos, com todos os casos de negligência médica que ocorrem todos os anos, que podem custar, até mesmo, a vida dos pacientes. E muita gente não confia nos exames passados pelos médicos e na apatia com a qual, uma boa parcela desses profissionais, trabalham. Muitos diagnósticos são feitos de maneira errada ou irresponsável, e toda a comunidade médica acaba por pagar o pato. Por isso se deve levar muito a sério os resultados dos exames.

Um dos exames mais importantes a se fazer é o hemograma. Um dos mais utilizados e requeridos pelos médicos, o hemograma pode revelar várias condições e características do sangue de uma pessoa com um simples exame. Mas vale lembrar que hemograma e exame de sangue não são a mesma coisa. Enquanto o exame de sangue faz diversas análises de taxas no seu sangue, com a taxa de colestorol, proteínas, bactérias, e até mesmo de vírus que podem causar danos a nossa saúde. Já o hemograma é um exame do sangue, literalmente. Ele calcula as taxas das substâncias que compõem o sangue, que são basicamente os glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas.

O objetivo do nosso artigo é te informar sobre como funciona o hemograma tão requisitado e como ler seus resultados. Primeiro, um pouco de história. Antes, um hemograma não tinha um padrão a ser estabelecido para comparação. Isso até os anos 60, quando uma comissão médica estabeleceu padrão baseado em exames feitos numa parcela da população, sendo que os valores padrões foram estabelecidos em cima do resultado de 95% das pessoas saudáveis, sendo que os outros 5% fariam parte da “margem de erro” do hemograma, 2,5% para mais, e 2,5% para menos, já que as pessoas podem estar saudáveis, mesmo com as suas taxas um pouco acima ou um pouco abaixo do padrão, desde que esse “um pouco” não ultrapasse os 2,5%.

Não podemos informar aqui valores exatos de normalidade para cada resultado do hemograma, já que cada clínica ou laboratório tem seus padrões e a diferença entre eles é mínima e eles tem a responsabilidade de informar os valores que usam de padrão nos papéis do exame entregue ao paciente. Vamos começar, então. A primeira parte de um hemograma é a contagem de hemácias, ou eritrócitos. Esta parte do exame pode indicar um quadro de anemia, quando os valores estão abaixo do padrão. Quando acima do padrão, pode indicar um quadro de policitemia. As hemácias representam cerca de 45% da composição sanguínea. O restante é de água e os outros compostos. Se a anemia for atestada, isso significa que o sangue estará com deficiência de oxigenação, enquanto que no quadro de policitemia, isso signica que o sangue está espesso e dificultando a circulação no corpo, podendo gerar coágulos.

A parte das hemácias responsável por transportar o oxigênio é a hemoglobina. Ela é o nível mais fácil de se precisar quando se está tentando diagnosticar um quadro de anemia. Outra parte do eritrograma é a medição do volume globular médio, o VGM, que também é conhecido como volume corpuscular médio, o VCM. Ele serve para medir o tamanho dos glóbulos vermelhos. Valores altos indicam hemácias macrocíticas, grandes. Valores baixos indicam hemácias microcíticas, pequenas. Isso também é importante para diagnosticar uma anemia com mais precisão, já que existem muitos tipos de anemia. A anemia com quadro de hemácias macrocíticas é causada pela falta de ácido fólico, enquanto que a microcítica indica a anemia ferropriva, que é causada pela falta de ferro. Mas anemias com hemácias de tamanho normal são possíveis.

Hemácias grandes também podem indicar quadro de alcoolismo, já que esta doença atinge a concentração de hemoglobina nas hemácias. Outra parte do exame de hemograma mede a taxa de hemoglobina nas hemácias, é o CHCM ou CHGM. Ela mede o peso que a hemoglobina ocupa nas hemácias. A escassez de hemoglobina atesta hemácias hipocrômicas, e o excesso, hemácias hipercrômicas. Também serve para diferenciar os vários tipos de anemia. Já o RDW é uma parte do exame que mede a diferença de tamanho entre as hemácias do sangue. Quando existe uma diferença de tamanho muito grande entre as hemácias, isso pode indicar um quadro de carência de ferro, que leva a produção de hemácias pequenas demais. Os demais dados desta parte do exame só seriam úteis para quem é formado em medicina, já que você precisaria ser uma especialista no assunto para achar utilidade no restante das informações.

Confira também:  Coleção Via Marte 2017 - Fotos, Calçados, Comprar

A segunda parte do exame de hemograma mede a sua taxa de leucócitos, ou glóbulos brancos, como quiser chamar. Os glóbulos brancos são responsáveis por defender o corpo de invasões. Eles são mais complexos que parecem, uma vez que estão organizados de maneira que, uma parte deles serve para atacar os agentes estranhos na corrente sanguínea, e os outros são responsáveis por produzir anticorpos, e outros só indentificam o invasor. A taxa de normalidade é bem extensa, entre 4000 e 11000/ml. Os leucócitos são compostos basicamente de 45 a 75% de neutrófilos, que são responsáveis por combater infecções.

Um alto grau de neutrófilos indicam um quadro infeccioso, uma vez que a medula óssea libera a formação em grande quantidade destas células, para combater bactérias, gerando assim, uma alta taxa de neutrófilos. O tempo de vida deles é curto. Um ou dois dias, no máximo, até a infecção ser controlada. Depois o corpo retorna as suas taxas normais. Neutrofilia é o quadro de excesso de neutrófilos, e neutropenia, da sua escassez no sangue. Outra parte do exame é a medição da taxa de bastões. Estes bastões são os neutrófilos jovens.

Quando estamos doentes, a medula-óssea lança na corrente estes bastões. A taxa normal de bastões na corrente é de apenas 4 ou 5%. Mais do que isso, pode indicar um quadro infeccioso a caminho, uma vez que os bastões são usados apenas em emergências no corpo. No jargão médico, esse excesso é chamado de desvio à esquerda“, devido a posição que os bastões ficam dispostos na lista com os resultados do hemograma.

Já os linfócitos são mais comuns que os bastões. Vão de 15 a 45% da composição dos glóbulos brancos. São os principais agentes no combate a infecções virais, como tumores. Eles também produzem os anticorpos. Um alto grau de linfócitos pode indicar um grau de infecção viral a caminho, ou já em curso, podendo ultrapassar até a taxa de neutrófilos. Os linfócito é o agente imune mais importante do sangue, já que fica a seu cargo, reconhecer e combater agentes estranhos, ativando o sistema imunológico. Eles também são decisivos na aceitação ou rejeição de um orgão doado.

E eles também são a maior vítima da AIDS. Isso por que o vírus HIV ataca justamente o sistema imunológico. É ali que se esconde a arma letal da AIDS. Ela não é uma doença que te mata, mas uma doença que te enfraquece, fazendo com que você possa morrer com outra doença que não te matariam se seu sistema imunológico estivesse saudável. Por isso, um quadro de linfócitos escassos pode indicar uma infecção viral com a a AIDS. O excesso de linfócitos é conhecido como linfocitose, e a falta, como linfopenia.

Os monócitos também fazem parte dos glóbulos brancos, mas só representam de 3 a 10% de sua composição. Agem tanto no combate a bactérias, como no combate a vírus. Quando um germe ataca algum tecido do corpo, é o monócito que deve atacar os seres invasores, tornando-se um macrófago, trocando em miúdos, ele “come” os germes. O excesso de monócitos pode indicar um quadro infeccioso crônico, como a tuberculose, por exemplo.

Confira também:  Receitas Pipoca Doce

Já os Eosinófilos são a segundo menor parte dos leucócitos, representando apenas de 1 a 5% de sua composição. Eles são responsáveis por combater alergias e agir em quadros de asma ou infecção no intestino por ação de parasitas. Um excesso de monócitos no sangue (eosinofilia) pode indicar um quadro alérgico ou infeccioso. A eosinopenia é a falta deste componente no sangue. E os basófilos são os menos comuns, representando pouco mais de 0 a 2% da composição dos leucócitos. Eles atuam nos casos de alergia e inflamações crônicas. Então, basicamente, o aumento de leucócitos é chamado de leucocitose, e a escassez de leucopenia.

As causas variam, mas a falta ou excesso de leucócitos se dá mais pelas variações das taxas dos componentes mais significativos, como os neutrófilos e linfócitos. Um quadro grave de leucocitose é a temida leucemia, o excesso de glóbulos brancos no sangue. O câncer no sangue, como alguns chamam. As taxas de glóbulos brancos num portador da doença pode, facilmente, ultrapassar os 50.000/ml. Num quadro infeccioso grave, pra se ter uma ideia, a concentração é de, “apenas”, 20.000 a 30.000/ml.

Já a falta de glóbulos brancos se dá por lesões na medula óssea causadas por quimioterapias, uso de drogas, infecções cancerígenas ou de microrganismos.

A terceira e última parte do exame é a da taxa de plaquetas. Elas que coagulam o seu sangue quando você se machuca. Basicamente é assim: você lesiona um tecido e o sangue manda a informação para a medula, que envia plaquetas ao local da ferida, para fechá-la. Isso faz com que um sangramento pare antes de perdermos muito sangue. Sem as plaquetas, um corte poderia nos fazer sangrar até a morte. O normal é que os valores sejam de 150.000 a 450.000 plaquetas por uL (microlitro), mas mesmo em condições adversas, com apenas 50.000 por uL, o sangue ainda pode ser coagulado com facilidade e você pode saber todas as taxas através de um hemograma.

Um valor abaixo de 10.000 pode gerar um quadro grave, levando a morte por sangramento espontâneo. A essa falta de plaquetas, chamamos trombocitopenia. O aumento é trombocitose. Essa parte do exame é necessária entes de intervenções cirurgicas ou quando ocorrem sangramentos sem explicação. Se duas das taxas sanguíneas estiverem abaixo do normal, chamamos o quadro de bicitopenia. Quando há baixa nos três níveis, chama-se pancitopenia. Doenças que causam inflamações crônicas, como o lúpus, podem indicar a falta de um ou mais dos elementos do sangue. Qualquer lesão na medula óssea pode levar a um quadro de baixa nos níveis sanguíneos.

É importante lembrar que não se faz necessário o jejum antes do hemograma, como acontece no exame de sangue. E quando alguém lhe falar em hemograma completo, não se alarde, todo hemograma é completo, o uso da palavra “completo” é um vício de preciosismo. O que seria um hemograma “incompleto”, recebe o nome apenas da parte do exame a que se refere. Se o médico pedir, por exemplo, uma avaliação apenas das hemácias, pedirá um eritrograma, não um hemograma. Para glóbulos brancos, apenas, ele pedirá um leucograma, e para as plaquetas um plaquetograma, então é óbvio que, se ele pede um hemograma, ele quer a avaliação dos três níveis.

Mais Dicas 2018

  • Plano-Nacional-de-Seguranca-Saude-no-Trabalho-150x150Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho Dicas e Informações sobre o Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho Os trabalhadores brasileiros tiveram um grande benefício ao seu favor que foi justamente a criação do Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. Vale ressaltar que este plano a favor dos trabalhadores brasileiros foi criado em convênio entre os […]
  • foto9-150x150Fotos de Carros Batidos Veja Fotos de Carros Batidos Todo mundo sabe que muitos acidentes podem trazer várias sequelas para nossa vida, chegando a levar até a morte, por isso que devemos tomar o máximo de cuidado possível na hora de dirigir, prestar sempre muita atenção nas placas de trânsito, sinalizações e nos outros motoristas e quando você está com […]
  • como-queimar-gordura-localizada-150x150Como Queimar a Gordura Localizada Dicas de Como Queimar a Gordura Localizada A tal gordura localizada é o que mais incomoda as pessoas, tanto homens e mulheres, e queimar essa gordura é mais difícil do que a gente pensa, pelo menos de forma natural, porque se for de forma cirúrgica é bem mais rápida, porém não é todo mundo que tem condições de pagar por isso. […]
  • piracetam-150x100Piracetam Preço – Comprar Qual o preço para você comprar o medicamento Piracetam Todas as pessoas estão sujeitas a algum tipo de problema que venha ocasionar danos sérios a sua saúde, isso é um fato. São diversos os tipos de doenças, desde as mais simples até mesmo aquelas mais graves que podem levar uma pessoa a óbito ou até mesmo deixar algum tipo de […]
  • dedetizadora-tatuape-150x150Dedetizadora Tatuapé Lista de quais são as melhores dedetizadoras no bairro do Tatuapé Um problema bastante sério que todos estamos condicionados a enfrentar são as infestações seja de pássaros insetos ou qualquer outro tipo de animal que venha a nos causar sérios problemas. Um detalhe bem interessante é que os pombos, por exemplo, podem causar […]
  • doencas-abuso-alcool-150x150Dicas de doenças que o abuso do álcool pode trazer Dicas de quais são as principais doenças que o abuso do álcool pode trazer As doenças que o abuso de álcool pode trazer é um assunto muito sério e é preciso ser discutido com muita calma e seriedade. O álcool tem seus benefícios como uma taça de vinho faz bem para o coração, porém as pessoas exageram na quantidade de álcool e […]
  • certidao-batismo-150x150Certidão de Batismo – 2 Via, Emissão Como você pode emitir a segunda via da sua certidão de batismo O Batismo é uma tradição na igreja católica porém é realizado em outras religiões também porém com rituais diferenciados. O Batismo certamente é levado em conta como o primeiro contato para que se possa entrar em uma igreja e a forma que se irá receber a […]
  • perigos-do-iodo-na-gestacao-150x150Perigos do Iodo na Gestação Quais são os Perigos do Iodo na Gestação? Muito se fala sobre os Perigos do Iodo na Gestação, mas nem todas as mamães entendem e compreendem quais são eles, e por isso que viemos trazer aqui algumas informações importantes, para que todos possam conferir tudo sobre esse assunto. Saiba que tanto mais a gente evitar, pelo mesmo […]
  • 1110-150x136Shoebiz Calçados – Botas, Sapatos, Preços Veja Tudo Sobre Shoebiz Calçados Shoebiz é uma das lojas virtuais mais acessadas atualmente, todo mundo que busca estar na moda sempre está clicando nessa loja que promete trazer sempre o melhor da moda, principalmente quando o assunto são calçados de última geração, cada um mais moderno do que o outro pra você levar para casa […]
  • inmetro-150x150Inmetro Trabalhe conosco – Vagas de emprego e estágio Vagas de emprego e estágio para trabalhar na empresa Inmetro O Instituto Nacional da Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial recentemente foi desenvolvido para atender toda a demanda de mercado consumidor devido a um grande crescimento da produção industrial provocada através do último século. O INMETRO por sua vez é […]
  • foto-150x150JAC J2 – Fotos, Preço, Consumo Fotos do JAC J2 Todo mundo adora comprar um carro moderno, luxuoso, que expresse estilo, por isso que hoje vamos falar sobre um carro que está sendo comentado em todos os lugares, principalmente porque ele sempre está em diversas propagandas de carros entre outros lugares. Jac Motors é uma das fabricantes de carros mais […]
  • cirurgia-reducao-estomago1-150x150Cirurgia de redução de estômago – Preço Qual o preço para fazer a cirurgia de redução de estômago Nos dias atuais a obesidade é um mal que assola muitas pessoas e para muitas dessas a única alternativa é a cirurgia de redução de estômago, mas para chegar a esta resolução o paciente precisa passar por um médico especialista que fará uma avaliação prévia e também uma […]
Confira também:  Buggy - Fotos, Preços


Baixe a Página em PDF: Hemograma – Resultado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *