Pedras nos Rins – Sintomas, Causas, Tratamento - 2024
Quais as causas, sintomas e tratamento de pedras nos rins
As pedras nos rins poderão se formar quando a urina contém algumas determinadas substâncias em excesso. E essas substâncias poderão criar pequenos cristais que se transformam em pedras. O maior fator de risco para esta doença é a desidratação sem dúvida alguma.
Os cálculos renais poderão não manifestar sintomas até que comecem a se mover pelos ureteres, levando até a bexiga. Quando isto acontece os cálculos em muitos casos poderão bloquear o fluxo de urina ao sair dos rins, o que causa um inchaço do rim ou dos dois provocando uma dor que muitas vezes é insuportável e normalmente é grave.
Os cálculos renais costumam ser bastante comuns. Uma pessoa que já teve cálculos renais certamente voltam a os ter no futuro. É bastante comum que os cálculos apareçam em bebês prematuros.
Alguns cálculos são hereditários e alguns poderão ocorrer junto de doenças intestinais, by-pass intestinal para obesidade ou mesmo defeitos no túbulo renal.
Existem vários tipos de cálculos renais, e a causa verdadeira dependerá do tipo de cálculo.
Cálculos mais comuns
Os cálculos de cálcio são mais comuns acontecerem em homens do que em mulheres e aparecem em idades entre 20 a 30 anos. Eles tendem a reaparecer. E o cálcio poderá se combinar com outras substâncias como por exemplo o oxalato, que é a substância encontrada mais comum, o fosfato, ou o carbono para formar a pedra. O oxalato está presente em certos alimentos. Com isto as doenças do intestino delgado aumentam muito os riscos de que se formem cálculos de oxalato de cálcio.
Os cálculos de cistina poderão ainda aparecer em pessoas que tem a chamada cistinúria, o que é uma doença hereditária que afeta tanto homens como mulheres.
Os cálculos são encontrados principalmente em mulheres com infecção do trato urinário. As pedras poderão crescer muito e bloquear os rins. Os cálculos ácidos por sua vez são de ácido úrico, sendo mais comuns em homens do que mulheres e podem acontecer juntamente com gota ou quimioterapia.
Alguns exames podem ser utilizados, e a dor poderá ser forte o suficiente para que se tome inicialmente analgésicos e se procure um médico.
Mais Dicas 2024:
A equipe de redação do Mundo das Dicas conta com profissionais de diversas áreas para trazer um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado de diversos assuntos. Aqui você encontra tudo de forma rápida e fácil, sem complicações. O site é pioneiro no formato e desde 2011 vem te deixando por dentro das melhores dicas da atualidade.