Síndrome Asperger – O que é, sintomas, tratamento - 2024

Sintomas, O Que É e Tratamento da Síndrome Asperger

sindrome-asperger

Já ouviu falar da Síndrome de Aspenger? Esta é um aspecto do autismo, mas que tem como diferencial que muitos portadores têm uma vida social praticamente normal, mas depende do grau da Síndrome em cada indivíduo.

Além do transtorno do autismo, o individuo que tem a Síndrome de Asperger tem alguns sintomas similares ao autismo e em alguns casos, problemas com a linguagem e a comunicação, padrões repetitivos ou restritivos de raciocínio ou comportamental.

Diferentes dos autistas o portador de Síndrome de Asperger tem um bom vocabulário, habilidades com gramática. Mas tem problemas com linguagem não verbal e a corporal.

Entre os sintomas da Síndrome de Asperger é ter obsessão por alguns rituais e rotinas; problemas de capacidade motora, com movimentos desajeitados e descoordenados, problemas de interação relacionados à comunicação, sensibilidade à informação sensorial, como luz, som, textura, gosto. Entre outros sintomas que podem variar para cada individuo. Tem alguns desses indivíduos que tem poucos sintomas que fica difícil até o diagnóstico.

Confira também:  GDAE Boletim - Consulta, Cadastro de Alunos

Quanto ao tratamento, não há cura para a Síndrome de Asperger e no caso deve-se trabalhar na infância (quando há o diagnóstico) o tratamento de habilidades sociais e educacionais. O tratamento inclui terapia comportamental e medicamentos (depende do diagnóstico). O tratamento psicológico é cognitivo (a partir do comportamento) que visa melhor gerenciar o stress relativo à ansiedade e emoções explosivas que tem o portador da Síndrome de Aspenger; medicações, formação de apoio dos pais, que podem ajudar inclusive no tratamento em casa. Não há estudos extensos que comprovem a eficácia destes tratamentos quanto à Síndrome de Asperger, mas ajuda a melhorar os sintomas, ajudando principalmente quanto ao stress e ansiedade do portador desta síndrome.

Os sintomas podem ficam bem visíveis entre os 2e 7 anos e os pais precisam ficar atentos. Quanto mais cedo trabalhar com este indivíduo melhor e melhor resultados terá o tratamento. Procure sempre uma orientação profissional para diagnóstico e tratamento.

Mundo das Dicas

A equipe de redação do Mundo das Dicas conta com profissionais de diversas áreas para trazer um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado de diversos assuntos. Aqui você encontra tudo de forma rápida e fácil, sem complicações. O site é pioneiro no formato e desde 2011 vem te deixando por dentro das melhores dicas da atualidade.