Mundo das Dicas

Como remover pelos encravados


Pêlos encravados como remover

Os pêlos encravados são causados pela obstrução do canal em que os mesmos aparecem sobre a pele, isto é, essas vias se entopem e fazem com que o pêlo se curve e penetre novamente na camada que cobre o corpo humano. Confira como fazer para remover pelos encravados.

como remover pelos encravados Como remover pelos encravados

Normalmente os pelos encravados acontecem na virilha e axilas, quando nos referimos às mulheres e na área do pescoço no caso dos homens, por serem locais onde se formam ondulações e dobras na pele, facilitando a curvatura e conseqüentemente o encravamento dos pêlos. Mas também podem aparecer em qualquer parte do corpo, pois existem outros fatores como: pele ressacada, distúrbio hormonal e até mesmo o atrito contínuo das roupas com a pele, que favorecem o aparecimento dessa manifestação.

Esse problema se caracteriza por algumas lesões aparentes na área afetada, como pequenas bolhas avermelhadas parecidas com espinhas, que quando não cuidadas, inflamam, criam pus e chegam a ser doloridas.

Para remover os pelos encravados que são indesejados, recomenda-se que, com o uso de uma agulha esterilizada se traga o pêlo encravado para cima. Para isto não é necessário furar a pele, basta apenas puxá-lo pela alça que se forma sobre a cútis quando ele a penetra novamente. Caso o mesmo já esteja num estágio avançado, ou seja, inflamado, é necessário que se limpe bem o local com água e sabão para evitar a proliferação de bactérias e que use a agulha, também esterilizada para abrir o poro e desenrolar o pêlo (lembrando que não se deve arrancar, e sim trazê-lo para a direção certa de crescimento). Feito isso, é necessário passar água oxigenada na área lesada, pois o pus e o sangue presentes podem trazer o problema à tona novamente.

Para evitar o surgimento de novos pêlos encravados, é necessário manter a pele hidratada, principalmente antes das depilações; aguardar o crescimento dos pêlos em pelo menos 4 mm, no caso do uso de ceras quentes e produtos desse tipo, para que o mesmo seja totalmente arrancado da raiz; e no caso dos barbeadores, nunca passar o aparelho no sentido contrário ao crescimento dos pelos, com essas dicas você faz uma boa prevenção de pelos encravados.

Vale lembrar que, existem também medicamentos para o tratamento desse problema, quando mesmo com todos os cuidados, eles insistem em aparecer. Mas lembre-se que para isto, é extremamente importante a consulta e prescrição médica.

Mais Dicas


Compartilhar -


Categorias: Beleza, Dicas