Feriado 7 de Setembro

Tudo sobre a história do feriado de 7 de setembro

7-de-setembro

Entramos no mês de setembro e logo mais temos um feriado nacional que é o chamado feriado Semana da Pátria, mais especificamente feriado do dia 7 de setembro, dia da independência do Brasil.

A declaração da independência do Brasil foi declarada em 7 de setembro de 1822 com relação ao domínio que tínhamos de Portugal. A data ficou conhecida como “Grito do Ipiranga” quando o Príncipe Regente do Brasil na época D. Pedro I teria brandado nas margens do Rio Ipiranga a frase, “Independência ou Morte!”, mas aspectos deste fato são contestados.                Mas, a história moderna afirma que a independência do Brasil aconteceu anos antes, com a transferência da corte real portugueses para o Brasil em 1808 quando a conhecida a Guerra Peninsular, Em início dos anos 1800, na Europa acontecia à expansão do império de Napoleão Bonaparte. Final de 1807 acontecia à invasão francesa em Portugal o que se iniciou a viagem da corte portuguesa ao Brasil, para isto foram separados dezoito navios portugueses e treze britânicos e mais vinte cinco navios mercantes de Portugal que se seguiram para o Brasil. Nesta comitiva, seguiram-se quinze mil portugueses. Desta forma acontecia uma inversão metropolitana, quando o Estado Português passou a ser governado a partir de sua colônia, o Brasil.

Desta forma, o Brasil deixou de ser um país selvagem para ter ares de metrópole. A partir de 1821 se definia que o Príncipe Regente deveria voltar a Portugal, e a subordinação a Lisboa, o que voltaríamos à condição de colônia. Mas, D. Pedro I resolveu desafiar a corte e permanecer no Brasil, o que ficou conhecido como Dia do Fico o que culminou na independência do Brasil em 1822. Dizem à história que, D. Pedro I ao voltar de Santos (da casa de sua Amante) teria parado às margens do Rio Ipiranga e mencionou a famosa frase acima citada.

No Brasil a data é comemorada de forma isolada, pois culturalmente não temos a tradição de grandes comemorações como acontece em outros países.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *