Mundo das Dicas

O que é aluguel de temporada, como funciona


Tudo sobre como funciona e o que é o aluguel de temporada

aluguel temporada O que é aluguel de temporada, como funciona

Você tem um imóvel, pretende alugá-lo, mas prefere que seja por pouco tempo? O ideal para sua necessidade e desejo é o aluguel de temporada. Entenda o que se trata e como funciona esta modalidade de aluguel.

Este tipo de aluguel é também o ideal para quem está apenas de passagem pela cidade e pretende ficar no mínimo 30 dias e não quer gastar horrores com hotel e quer um ambiente mais familiar e tranquilo. Esta demanda de aluguel é bastante procurada embora não pareça, pois muitas pessoas estão de passagem a trabalho por alguns meses e precisa de um local para ficar e que atrai principalmente grandes executivos e também estudantes. Este tipo de aluguem está previsto também em lei específica para locação por temporada que está na Lei do inquilinato. Por esta lei os contratos de aluguel tem que ter no máximo 90 dias de duração e o proprietário pode cobrar adiantado o aluguel.

O mercado deste tipo de aluguel de temporada é mais comum no verão e em imóveis no litoral brasileiro. Muitos turistas procuram nas férias de verão este tipo de imóvel para alugar principalmente em cidades de litoral. Traz um grande retorno para os donos do imóvel que também não tem problemas de manutenção diferente se alugassem de forma permanente. Sai em conta também para quem aluga, pois sai mais barato do que ficar as férias em hotel. Tem ainda aqueles imóveis de aluguel por temporada nas grandes cidades, destinados inclusive para empresas que alugam por temporada para seus funcionários o que sai mais em conta que mantê-los em hotéis.

A lei que determina o aluguel por temporada é a mesma para outros tipos de aluguel, a diferença é o prazo máximo do contrato de aluguel de temporada que é de no máximo 90 dias e no contrato tem que está especificado o aluguel “por temporada”. Também se deve ressaltar que o contrato de aluguel por temporada não pode ser renovado. Caso o dono imóvel queira disponibilizar para mesma pessoa por um pouco mais de tempo o imóvel por aluguel temporada terá que fazer novo contrato.

Alternativa para quem queira alugar por temporada é fazer um contrato por 30 dias e que tenha cláusula que especifique que não terá multa se o inquilino sair antes do prazo final. Por isso, é bom pesquisar o que é melhor para a necessidade de cada um.

Mais Dicas


Compartilhar -


Categorias: Dicas