Mundo das Dicas

Plataforma Lattes – Inscrição e Cadastro


Dicas de como fazer a inscrição e o cadastro na Plataforma Lattes

plataforma lattes Plataforma Lattes   Inscrição e Cadastro

Quem faz curso universitário sabe o quanto é importante ter um currículo acadêmico, o conhecido currículo Currículo Lattes que pode ser preenchido na Plataforma Lattes, importante banco de dados de currículos, instituições, grupos de pesquisa das áreas de ciência e tecnologia.

O Currículo Lattes se tornou um padrão nacional no registro da vida pregressa e atual do estudante e pesquisadores do país. Este é adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País, principalmente por sua riqueza de informações e sua crescente confiabilidade e abrangência. Além disso, se tornou elemento indispensável e compulsório à análise de mérito e competência dos pleitos de financiamento de ciência e tecnologia. Por isso, se você é estudante e pretende prosseguir na carreira acadêmica é importante ter seu currículo acadêmico e profissional cadastrado na Plataforma Lattes. Mas, como fazer a inscrição na Plataforma Lattes?

Acesse o site Http://lattes.cnpq.br, clique no link “Cadastre-se” e preencha os seguintes campos: nome completo, nacionalidade, CPF, País de nascimento, Data de nascimento, e-mail, confirmação de e-mail, senha e confirmação de senha. No final de tudo isso, “Confirme” para efetuar o cadastro na plataforma lattes.

O “Termo de Adesão e Compromisso” será aberto. Leia este e, se concordar, marque no Box “Estou de acordo” e clique no botão correspondente (você precisa concordar com o Termo de Adesão e Compromisso para poder criar o seu currículo.

A área de atualização do currículo será aberta para que sejam colocadas as suas informações acadêmicas e também profissionais. Se você já preencheu, mas ainda não enviou o currículo Lattes preenchido para a plataforma, siga outro procedimento descrito na sequência: sempre que atualizar seu currículo, este deve ser enviado para o CNPq. Quando for necessária a atualização, um lembrete na barra amarela aparece na parte superior da tela, com o seguinte texto: “Atenção! As alterações realizadas só serão aceitas quando enviadas ao CNPq em definitivo. Clique aqui para enviá-las”.

Siga essas instruções acima, na sequência será apresentado o currículo do modo como ele será publicado para que você revise e declare que está de acordo com a declaração do Termo de Adesão. Após ler o termo, clique no Box e, em seguida, em “enviar para CNPq”.

Por isso, ainda não tem currículo lattes, então faça o seu, pois vai ser útil na sua carreira acadêmica inclusive para concessões de bolsas.

Mais Dicas


Compartilhar -


Categorias: Dicas