Discurso Dilma - 2024
Tudo sobre como foi o discurso da presidenta Dilma
Em meio às movimentações sociais que mobilizam o país inteiro desde meados de junho deste ano, a presidente da república teve que manifestar e nos últimos dias fez um discurso à nação dando uma resposta a nação a respeito das manifestações que tem mobilizado a população.
Em seu discurso, Dilma propôs cinco pactos para a nação: responsabilidade fiscal, mobilidade urbana, reforma política, saúde e educação (respostam as principais reivindicações da população brasileira). A presidenta ainda em seu discurso falou da possibilidade de convocar um plebiscito popular para a atuação de uma constituinte exclusiva para a formação de uma reforma política no país.
Alguns pontos do discurso da presidente causaram polêmicas além de alguns fatos que podemos duvidar. Primeiramente Dilma afirma em seu discurso que o Brasil tem as menores taxas de desemprego (onde?) do mundo; que tem inovadoras políticas públicas que permitem a inclusão de 40 milhões de pessoas (que inclusão é esta?). Ela ainda afirmou que os povos estão nas ruas para que as mudanças continuem (estavam acontecendo mudanças no Brasil?). O primeiro ponto do discurso foi sobre a responsabilidade fiscal, mas Dilma não falou do que de fato vai fazer para controle de contas no Brasil, apenas falando da crise mundial. O segundo ponto foi sobre a reforma política, ela fala da prioridade de se fazer o combate à corrupção, mas não fala o que de fato será feito, apenas palavras vazias ou sobre o mais do mesmo. Neste ponto ela até convoca um plebiscito popular, mas não fala como de fato isso funcionaria.
Outro ponto do discurso de Dilma e que causou mais polêmica foi quanto à questão da Saúde, onde ela fala em acelerar investimentos já contratados em hospitais, UPAS, Unidades básicas de saúde e etc. O ponto polêmico foi à proposta da Dilma em contratar médicos de fora o que causou polêmica para os inúmeros profissionais de saúde no país que precisam de um novo estímulo. Mas, Dilma enfatiza que estes médicos atuariam em locais com maior dificuldade de ter médicos que são áreas remotas e em zonas mais pobres das cidades.
Quanto aos transportes, Dilma diz que pretende melhorar a qualidade dos transportes públicos e congelou os preços das tarifas, mas não falou como e quando de fato a melhoria do transporte público urbano seria feito. O discurso mostra várias frentes que a população exige mudanças, mas não propõe ações de fato. Aguardemos os próximos acontecimentos populares e da presidenta.
Mais Dicas 2024:
A equipe de redação do Mundo das Dicas conta com profissionais de diversas áreas para trazer um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado de diversos assuntos. Aqui você encontra tudo de forma rápida e fácil, sem complicações. O site é pioneiro no formato e desde 2011 vem te deixando por dentro das melhores dicas da atualidade.