Rede Cegonha Ministério da Saúde – Adesão - 2024
Como você pode fazer a sua adesão na rede cegonha do Ministério da Saúde
Operacionada pelo Sistema Único de Saúde, SUS, a Rede Cegonha é uma estratégia do Governo Federal por meio do Ministério da Saúde para dar o atendimento e assistência a mulheres, recém nascidos e crianças, garantido vários direitos como o melhoria no atendimento e prioridade na melhoria na qualidade do pré-natal, bem como o oferecimento de transporte tanto para o pré-natal quanto para o parto.
Os direitos ainda se ampliam na garantia de vaga em hospitais para a realização do parto e ainda um acompanhante no parto, de escolha livre. A atenção a criança não fica restrita até o nascimento, ela se estende aos seus 24 meses de vida. Para a mãe ainda há o acesso ao planejamento reprodutivo.
A adesão da Rede Cegonha já acontece em pelo menos 23 estados brasileiros e cabe ao Ministério da Saúde cobrar dos Estados e Municípios o cumprimento das normas e se adequar as obrigações e normas propostas. Já são mais de 9 bilhões de reais destinados ao programa. Inicialmente a implantação prioriza regiões da Amazônia Legal e Nordeste, onde ocorre o maior índice de mortalidade infantil, no entanto qualquer município brasileiro pode aderir ao programa.
A grande importância está na redução da mortalidade infantil e materna, no entanto ele não se restringe a somente isso, mas também em fomentar um novo modelo de atenção a saúde da mulher e ainda a saúde da criança, com foco principal no pré-natal até o nascimento e ainda o desenvolvimento infantil. O programa também vem para organizar uma Rede de Atenção à Saúde Materna e Infantil garantindo à mãe todos os seus direitos.
A atenção a saúde materna se complementa com o custeio das despesas que inclui, pré-natal com custeio de todos os exames e ainda fornecimento de kits para as UBS e para as gestantes; Transporte, com a cobertura de 100% do transporte da gestante com vale transporte e vale taxi; Centro de parto normal, Casa da gestante, Bebê e Puérpera, que consiste na cobertura de 100% para investimentos em construção nos dois primeiros anos; e ainda o Leitos que cobre 80% na ampliação e qualificação dos leitos dos hospitais.
A Rede Cegonha estará trabalhando também com campanhas em escolas e ações na sociedade civil, debatendo temas como educação sexual, reprodutiva e ainda o aleitamento materno. A gravidez na adolescência é um dos fatores que contribuem para o alto numero de mortalidade infantil e ainda colocando em risco a mãe.
Mais Dicas 2024:
A equipe de redação do Mundo das Dicas conta com profissionais de diversas áreas para trazer um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado de diversos assuntos. Aqui você encontra tudo de forma rápida e fácil, sem complicações. O site é pioneiro no formato e desde 2011 vem te deixando por dentro das melhores dicas da atualidade.