Rodízio SP - 2024
Tudo sobre o rodízio da cidade de São Paulo
São Paulo é uma cidade onde há muito problema com trânsito, principalmente pela quantidade de veículos nas ruas. Para driblar este problema, há algum tempo a cidade tem o rodízio de veículos e que é também chamado de Operação Horário de Pico pela Companhia Estadual de Tráfego (CET) e que começou a ser adotada em 1997.
A principal implantação do Rodízio em SP foi para amenizar e melhorar as condições ambientais o que acaba fazendo com que diminua a carga de poluentes na atmosfera. Uma consequência deste é a redução do tráfego o que melhora, mas não chega a ser um milagre. Nos horários de pico ainda temos trânsito, mas imagine se não houvesse rodízio de veículos.
Mas, de vez em quando há problemas no trânsito com recordes de congestionamento, isso também é reflexo do aumento nos últimos anos do número de veículos na rua devido à facilidade de financiamento de veículos. O que mostra que para mudar o trânsito não é apenas com medidas como o rodízio SP, mas vai além disso.
O Rodízio funciona da seguinte maneira: atinge os veículos particulares e de empresas de qualquer cidade e não entram no rodízio os veículos de funções essenciais de transporte coletivo urbano ou escolar, atendimento médico, aqueles veículos que transportam produtos perecíveis e aqueles veículos dirigidos por pessoas com deficiência física. O rodízio é aplicado em duas faixas de horário, das 7h às 10h da manhã e das 17h ás 20h. O rodízio se aplica somente há algumas regiões da grande São Paulo, o que pode ser um erro, pois creio que poderia se estender por toda a cidade. As regiões que tem restrição de circulação de veículos nos horários determinados acima são: Marginal do Rio Tietê, Avenida dos Bandeirantes, Marginal do Rio Pinheiros, Complexo Viário Maria Maluf, Avenida Afonso D’Escragnole Taunay, Viaduto Grande São Paulo, Avenida das Juntas Provisórias, Avenida Salim Farah Maluf e Avenida Professor Luís Inácio de Anhaia Melo.
A restrição acontece a partir de final de placa do veículo, por exemplo: as segundas-feiras, as restrições são para os veículos com placa final 1 e 2; as terças-feiras, final placa de 3 e 4; as quartas-feiras, placa final 5 e 6; às quintas-feiras, placa final 7 e 8; e às sextas-feiras, placa final 9 e 0.
Por isso, fiquem atentos aos dias de rodízio.
Mais Dicas 2024:
A equipe de redação do Mundo das Dicas conta com profissionais de diversas áreas para trazer um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado de diversos assuntos. Aqui você encontra tudo de forma rápida e fácil, sem complicações. O site é pioneiro no formato e desde 2011 vem te deixando por dentro das melhores dicas da atualidade.