Tesouro Direto – Vale a pena? Rentabilidade - 2024

Dicas, informações sobre a rentabilidade do Tesouro Direto e se realmente vale a pena

Tesouro-Direto

As rentabilidades de dois dígitos estão cada vez mais ficando para trás aqui no Brasil. Podemos inclusive citar que ficaram para trás mesmo, principalmente depois que os títulos públicos mais rentáveis, passaram a pagar menos de 10% ao ano. A sonhada rentabilidade de 1% ao mês em renda fixa é um sonho distante, e neste novo cenário, podemos pensar o seguinte, será que ainda vale a pena investir no tesouro direto e contar com a sua rentabilidade?

Quando pudermos considerar apenas as aplicações financeiras porém mais seguras em termos de garantia, a resposta deverá ser sim. A rentabilidade caiu bastante para todos os investimentos de renda fixa que são mais conservadores, sejam eles os títulos públicos, além dos famosos CDBs, fundos ou mesmo cadernetas de poupança.

Como todas estas aplicações de renda fixa que são comparáveis entre si possuem uma apresentação de menor rentabilidade, o Tesouro Direto ainda possui uma vantagem relativa. Agora prestar atenção nos custos dos investimentos se tornou algo crucial, com as menores taxas de juros e o investidor deverá ter que aumentar o valor dos seus aportes, principalmente fugir das altas taxas de administração.

Confira também:  Aeroporto de Salvador - Endereço, Estacionamento, Telefone

Tudo isto por que o Tesouro Direto, bem como os chamados fundos de DO e de renda fixa deverão estar sujeitos a cobranças de taxas de IR, enquanto que as cadernetas de poupança são isentas de todos os custos. Os títulos públicos em sumo poderão não apresentar uma grande vantagem com relação á poupança convencional ou mesmo com relação aos CDBs equivalentes, apesar de serem sujeitos as cobranças de IR, deverão também ser taxados.

As grandes vantagens existentes do Tesouro Direto é a maior para quem tem interesse em investir em prazos mais longos, em papéis que estiverem por sua vez indexados ás inflações, para quem não tiver interesse em resistir á tentação de utilizar o dinheiro antes do tempo, garantindo ainda seu poder de compra para um objeto como a aposentadoria, as NTN-B podem ser um bom negócio.

Para quem quiser investir por prazos mais curtos, a vantagem fica realmente menor, e é desaconselhado a venda de títulos que estiverem prefixados e indexados á inflação antes dos vencimentos.

Mundo das Dicas

A equipe de redação do Mundo das Dicas conta com profissionais de diversas áreas para trazer um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado de diversos assuntos. Aqui você encontra tudo de forma rápida e fácil, sem complicações. O site é pioneiro no formato e desde 2011 vem te deixando por dentro das melhores dicas da atualidade.