Alzheimer – O que é, Sintomas, Causas, Tratamento - 2024
O que é, causas, sintomas e tratamento do mal de Alzheimer
A doença conhecida como Mal de Alzheimer ou simplesmente Alzheimer ficou conhecida até de forma bem humorada como a doença do alemãozinho, mas a doença é séria e nada engraçadinha. É uma doença que acomete seriamente o sistema nervoso e é mais comum de acontecer em idade avançada.
A doença de Alzheimer é uma doença degenerativa que é atualmente incurável, mas que possui um eficiente tratamento para amenizar os efeitos resultantes desta doença. O tratamento infelizmente trata apenas dos sintomas e não a causa da doença que ainda é algo que intriga a ciência.
O sintoma mais comum da doença que muitas vezes é confundido com sintomas da própria velhice é a perda de memória que inicialmente parece algo engraçado. Mas, com o avançar da doença outros sintomas um pouco mais graves vão surgindo como confusão mental, agressividade, irritabilidade, alterações de humor, falhas na linguagem, perda de memória em longo prazo, e quando está mais avançada a doença até um desligamento da realidade.
O mal de Alzheimer pode progredir durante anos e muitas vezes de maneira que não se percebe os sintomas, mas numa segunda fase da doença, os neurônios estão mortos (uma parte) e a quantidade de neurotransmissores diminui ai a pessoa passa a não reconhecer mais as pessoas e identificar objetos e também dificuldade na execução de alguns movimentos Já uma terceira fase da doença as dificuldades se tornam mais evidentes, o paciente perde inclusive a capacidade de ler e escrever. Durante esta fase o problema de memória piora e a pessoa com Alzheimer não reconhece mais as pessoas conhecidas e tornam-se mais agressivas ou deprimidas devido a estas dificuldades cada vez maiores.
Existem muitas pesquisas que buscam saber o que se pode fazer para prevenir o Alzheimer, mas todos os estudos tiveram insucessos. Alguns estudos indicam algumas direções sobre a doença que relacionam dietas, riscos cardiovasculares, uso de produtos farmacêuticos ou atividades intelectuais como fatores que podem agravar ou diminuir o risco do mal de Alzheimer. Na dieta, por exemplo, alguns estudos apontam que adotar frutas, vegetais, pão, trigo cereais, azeite, peixes e vinho tinto podem reduzir o risco da doença. Algumas ações do dia-a-dia podem diminuir os riscos da doença, como evitar o contato de alimentos com alumínio. Alguns desses estudos precisam de estudos e comprovações para ser validados.
Se você tem algum parente e amigo com algum sintoma suspeito, este deve procurar um médico para um possível diagnóstico.
Mais Dicas 2024:
A equipe de redação do Mundo das Dicas conta com profissionais de diversas áreas para trazer um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado de diversos assuntos. Aqui você encontra tudo de forma rápida e fácil, sem complicações. O site é pioneiro no formato e desde 2011 vem te deixando por dentro das melhores dicas da atualidade.