Médicos cubanos - 2024

Tudo sobre a vinda dos médicos cubanos para o Brasil

medicos-cubanos

Causou polêmica há algum tempo, a proposta da presidente Dilma em contratar médicos estrangeiros para trabalhar no interior do Brasil. Tal ideia desagradou os milhares de médios pelo Brasil que foram inclusive às ruas para recorrer nos seus direitos e pedir melhores condições de trabalho.

Nos últimos dias, começaram a chegar ao país uma leva de médicos cubanos que vão trabalhar em 700 municípios e beneficiar 11 milhões de que não tem médico a disposição em seus municípios. A maioria destes municípios está localizados no norte e nordeste do Brasil.

Além de Cuba outros médicos de outros países foram convidados. Além de uma medida política-partidária a questão de médicos estrangeiros no país vai, além disso. O programa proposto pelo governo federal traz polêmicas assim como outros programas implementados pelo governo federal como o Bolsa Família, PEC da Empregadas Domésticas, Sistemas de quotas, etc.

Confira também:  Dicas de doenças que o abuso do álcool pode trazer

Para alguns juristas e advogados, os contratados com os médicos cubanos é inconstitucional, pois o tratado que visa a contratação desses médicos tem força de lei ordinária e sobrepõe a constituição federal. Outros pontos ilegais da contratação é a remuneração distinta dos médicos cubanos em relação aos demais médicos e estes não poderiam ser contratados sem passar pelo Revalida (Exame Nacional de Revalidação de diplomas médicos).

Por conta de toda esta polêmica, os médicos que cá chegaram já sofreram preconceitos e hostilidade durante esta semana onde começaram o treinamento do programa Mais Médico em Fortaleza e durante o primeiro dia de Treinamento sofreram hostilização por outros médicos que participavam de manifestação em frente ao local onde era realizado o treinamento com os médicos estrangeiros.

A crítica dos médicos assim como de outros segmentos da sociedade é o fato de que estes médicos não estão habilitados para o trabalho no Brasil, pois eles não passaram pela Revalida e, portanto, não se sabe se tem aptidões para realizar trabalho e também acusam que estes profissionais bem para o Brasil trabalhar como escravos, já que receberão apenas uma bolsa auxílio, não tendo direito a Fundo de Garantia e a nada. Por isso, a sociedade precisa questionar, por que trazer médicos de fora, se temos tantos por aqui? O que parece é que querem institucionalizar o trabalho escravo e não pagar o que de fato se deve aos médicos daqui.

Mundo das Dicas

A equipe de redação do Mundo das Dicas conta com profissionais de diversas áreas para trazer um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado de diversos assuntos. Aqui você encontra tudo de forma rápida e fácil, sem complicações. O site é pioneiro no formato e desde 2011 vem te deixando por dentro das melhores dicas da atualidade.