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Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação

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O Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (Simec) é um recurso que pode ser acessado de qualquer computador que tenha acesso à internet. É recomendável que se utilize a versão mais atualizada do navegador Mozilla Firefox. Atualmente o SIMEC apresenta 12 módulos diferentes:

PPA-Monitoramento e Avaliação – Módulo de Monitoramento e Avaliação
Tem a função de monitorar e avaliar as ações e programas do PPA (Plano Plurianual)

Programação Orçamentária – Módulo de Programação Orçamentária
Permite a elaboração da Proposta Orçamentária do Ministério da Educação
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PPA-Elaboração e Revisão – Módulo de Elaboração e Revisão
Este programa possibilita a elaboração e revisão dos Programas e ações do PPA (Plano Plurianual)

Orçamentário e Financeiro – Módulo Orçamentário e Financeiro
Permite o acompanhamento da execução Orçamentário Financeira do MEC

PDE – Módulo de Monitoramento do Plano de Desenvolvimento da Educação
Possibilita a elaboração e Acompanhamento do Plano de Desenvolvimento da Educação.

Gerência de Projetos – Módulo de Gerenciamento de Projetos
Permite o planejamento de Projetos e acompanhamento e controle da execução de tarefas.

REUNI – REUNI – Reestruturação e Expansão das Universidades
Tem por finalidade a captação online dos projetos das Instituições Federais de Ensino Superior

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PAR – Plano de Metas – Módulo PAR – Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação
O objetivo é permitir a captação do diagnóstico e definição do plano de ações articuladas de cada estado, on-line.

Brasil Profissionalizado – Brasil Profissionalizado
Este programa permite a captação do diagnóstico e definição do plano de ações articuladas para o Ensino Médio Integrado a Educação Profissional e Tecnológica dos estados e municípios, on-line.

Monitoramento de Obras – Modulo de Monitoramento de Obras
Tem a finalidade de monitorar obras de engenharia e infraestrutura das unidades, estados e municípios.

SIG – Informações para Presidência – Módulo de Informações Gerenciais
É um módulo de informações gerenciais para subsidiar a elaboração de documentos, e agenda da presidência.

REHUF – Módulo REHUF
Este programa avalia recursos e infra-estrutura e financeira dos hospitais universitários federais, para diagnosticar a situação e propor planos de melhorias.

Cadastro:

A elaboração do PAR (Plano de Ações Articuladas) e o acompanhamento das vias legais apropriadas são feitos no Simec, onde serão acessíveis várias outras informações importantes para o município.

O cadastro no Simec deve ser pedido pelo(a) dirigente municipal de educação. Os procedimentos são:

  1. Acesse o endereço eletrônico do Simec (http://simec.mec.gov.br), preferencialmente pelo navegador Mozilla Firefox (a versão mais atual).
  2. Inicie o cadastro clicando em “Solicitar Cadastro”. A caixa de “Acesso ao Sistema” está à direita da tela inicial.
  3. Aparece a tela “Solicitação de Cadastro de Usuários”. Selecione o módulo “PAR – Plano de Metas” informe o CPF do(a) dirigente municipal de educação e clique em  “continuar”.
  4. Então vem o cadastro propriamente dito.
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O(A) dirigente municipal de educação deve:

  1. Informar o nome completo e assinalar o sexo;
  2. Selecionar a Unidade Federal do órgão (Estado) onde exerce a função;
  3. Selecionar o Município onde exerce a função;
  4. Selecionar, no campo “tipo de órgão”, o item “municipal”;
  5. Selecionar, no campo “órgão”, o item “Prefeitura Municipal de (nome do município)”;
  6. Informar o telefone fixo da secretaria municipal de educação com DDD;
  7. Informar, no campo de e-mail, o endereço eletrônico pessoal do(a) dirigente municipal de educação – Se o(a) dirigente não tiver um e-mail, pode informar o endereço institucional da Secretaria Municipal de Educação. Não pode ser cadastrado e-mail de outra pessoa;
  8. Digitar novamente o site informado para confirmá-lo;
  9. Selecionar a função/cargo: “Dirigente Municipal de Educação” (mesmo que no seu município se utilize outro nome para a função);
  10. Preencher o campo “observações” com a justificativa do cadastramento. Sugestão: “Cadastro para elaboração e monitoramento do PAR”;
  11. Selecionar o perfil “equipe municipal”;
  12. Clicar em “enviar solicitação”.

Depois que esses procedimentos forem realizados, o Simec receberá a petição do seu cadastro e enviará uma mensagem automática confirmando o recebimento das informações. A solicitação do seu cadastro será analisada pela equipe técnica do PAR e, depois que for aprovada, uma senha será enviada para o site inserido no cadastro.

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É importante que o dirigente esteja atento, pois existem provedores que enviam as mensagens do Simec diretamente para o lixo eletrônico por reconhecê-las como spam. O município também pode solicitar o cadastro do(a) prefeito(a) municipal e uma pessoa indicada pelo(a) dirigente municipal de educação.

Se a solicitação de acesso for enviada para uma pessoa indicada pelo(a) dirigente, esta pessoa faz o cadastro no Simec, e o(a) dirigente precisa mandar uma mensagem para a equipe técnica do PAR , identificando-se como dirigente municipal de educação (nome completo, UF e nome do município) e autorizando a liberação da senha para a pessoa indicada (nome completo e CPF). Para a petição ser aceita, a mensagem precisa ser enviada do endereço eletrônico do(a) dirigente municipal de educação.


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